Inserção/Visibilidade

Inserção/Visibilidade do Programa

Docentes Permanentes do PPGC com Bolsa PQ do CNPq
 Ilse Maria Beuren – PQ Nível 1A – período 1°/03/2017 a 28/02/2023
 Carlos Eduardo Facin Lavarda – PQ Nível 1D – período 1°/03/2019 a 28/02/2023
 José Alonso Borba – PQ Nível 1D – período 1°/03/2020 a 28/02/2024
 Rogério João Lunkes – PQ Nível 1D – período 1°/03/2019 a 28/02/2023
 Sandra Rolim Ensslin – PQ Nível 1D – período 1°/03/2018 a 28/02/2022
 Fabricia Silva da Rosa – PQ Nível 2 – período 1°/03/2019 a 28/02/2022
 Valmir Emil Hoffmann – PQ Nível 2 – período 1°/03/2020 a 28/02/2023

Participação de docentes em comitês de área no CNPq, FINEP, CAPES e FAPES
 Ilse Maria Beuren – Membro efetivo do Comitê Assessor do CNPq da área de Administração/ Contabilidade/ Economia, no período de 1° de julho de 2019 a 30 de junho de 2022.

Liderança em entidades nacionais relacionadas à área de conhecimento
 Alex Mussoi Ribeiro – Membro do Conselho Fiscal, no período de 01/2019 a 12/2020, da Fundação do Ensino da Engenharia em Santa Catarina, FEESC, Florianópolis, SC, Brasil.
 Alex Mussoi Ribeiro – Membro do Comitê de Auditoria, no período 07/2019 a 06/2021, da Companhia de Gás de Santa Catarina, SCGÁS, Florianópolis, SC, Brasil.
 Alex Mussoi Ribeiro – Membro do Comitê de Auditoria, no período 11/2019 a 10/2021, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, BRDE, Florianópolis, SC, Brasil.
 Altair Borgert – Organização junto com BORNIA, Antonio Cezar ; LEITE, M. S. A., em 2017, do XXIV Congresso Brasileiro d Custos, em Florianópolis, SC, Brasil.
 Carlos Eduardo Facin Lavarda – Diretor-Presidente da Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Ciências Contábeis – ANPCONT, no biênio de 2018/2019.
 Carlos Eduardo Facin Lavarda – Coordenador do Consórcio Doutoral no XLII Encontro da ANPAD – EnANPAD 2018 – juntamente com BATAGLIA, W.
 Carlos Eduardo Facin Lavarda – Editor-Chefe, nos períodos 2016-2018 e 2019-2021, da Revista Contemporânea de Contabilidade (RCC), com classificação A2 no Qualis CAPES.
 Ernesto Fernando Rodrigues Vicente – Presidente do Conselho Curador da FEPESE – Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas nos biênios 2017/2018 e 2019/2020.
 Hans Michael Van Bellen – Coordenador da Divisão Environmental Management Accounting – EMAN AdCont. 2017.
 Luiz Alberton – Editor-Chefe , no período de 2016 a 2018, da Revista Catarinense da Ciência Contábil (RCCC), com classificação A4 no Qualis CAPES.
 Luiz Alberton – Membro efetivo do Conselho de Administração da companhia Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A. – CELESC, no período de 01/2019 a 12/2020.
 Sandra Rolim Ensslin – Coordenadora Científica do I, II e III CIDESP – Congresso Internacional de Desempenho do Setor Público, respectivamente dos anos de 2017, 2018 e 2019.
Sandra Rolim Ensslin – Organizadora junto com ENSSLIN, L.; DUTRA, A.; RIPOLL FELIU, V. M. do I ao VI CIDESPORT – Congresso Internacional de Desempenho Portuário, realizados respectivamente nos anos de 2014 a 2019.
 Sérgio Murilo Petri – Editor-Chefe, no período de 2020 a 2022, da Revista Catarinense da Ciência Contábil (RCCC), com classificação A4 no Qualis CAPES.
 Sérgio Murilo Petri – Membro do Comitê Organizador do Congresso UFSC de Controladoria e Finanças e Congresso UFSC de Iniciação Científica em Contabilidade, desde a 3ª edição em 2009.
 Sérgio Murilo Petri – Membro do Comitê Organizador do ECECON – Encontro Catarinense de Estudantes de Ciências Contábeis Congresso, desde a 7ª edição em 2009.

Reconhecimento em veículos de mídia
 Altair Borgert – Autor mais prolífico na área de custos entre os PPGC, considerando as publicações no período de 2013-2016, conforme trabalho apresentado no XXVI Congresso Brasileiro de Custos.
 Ernesto Fernando Rodrigues Vicente – Membro da Academia Catarinense de Ciências Contábeis desde 10/07/2019.
 Hans Michael Van Bellen – Workshop de apresentação do relatório do projeto “Ver a Cidade”, que indica aspectos para melhorias em Florianópolis. Link: https://www.youtube.com/watch?v=skYv3mAFhSA
 Hans Michael Van Bellen – Participação, ao lado de Robson Jean Back, Alexandre A. Biz e Neri dos Santos (Coordinator), de uma mesa redonda sobre “Sustentabilidade e Desenvolvimento do Turismo” no ICKM/SUCEG 2019: 15th International Conference on Knowledge Management & 2nd Seminar of Corporate Universities and Government Schools. Link: https://www.youtube.com/watch?v=GXSgnv5IuOM&feature=youtu.be
 Ilse Maria Beuren – Imortal da Cátedra n° 33 da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (ABRACICON), desde 2017.
 Ilse Maria Beuren – Membro da Academia Catarinense de Ciências Contábeis, desde a sua fundação.
Jonatas Dutra Sallaberry – Doutorando com atuação na Rede de Controle de Gestão Pública no Paraná. Link: http://www.rededecontrole.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=26
 Luiz Alberton – Presidente da Academia Catarinense de Ciências Contábeis no biênio 2018-2019.
 Luiz Felipe Ferreira e a mestranda Alessandra Rodrigues Machado de Araújo, apresentação dos resultados da pesquisa “Gestão dos recursos hídricos das indústrias têxteis de Santa Catarina”, na Câmara de Qualidade Ambiental da FIESC, em 20/11/2017, Sede da FIESC, Florianópolis, SC. Link: http://fiesc.com.br/pt-br/imprensa/camara-ambiental-debate-politica-nacional-de-residuos-solidos
 Suliani Rover – Patrona da turma de formandos em Ciências Contábeis 2017.1, Universidade Federal de Santa Catarina.
 Suliani Rover – Paraninfa da turma de formandos em Ciências Contábeis 2017.2, Universidade Federal de Santa Catarina.
 Suliani Rover – Paraninfa da turma de formandos em Ciências Contábeis 2019.1, Universidade Federal de Santa Catarina.

Prêmios recebidos por docentes/ discentes/ egressos
2020
 Alex Mussoi Ribeiro;  Hans Michael van Bellen – Prêmio de melhor trabalho de Outros Temas Relevantes em Contabilidade do 10° Congresso UFSC de Controladoria e Finanças, intitulado “Riscos relacionais das empresas participantes do projeto piloto do Relato Integrado no Brasil”, em co-autoria com a doutoranda Gabriela Borges Silveira.
 Altair Borgert – Prêmio de melhor trabalho do EnANPAD 2020 da área de Contabilidade, intitulado “As perspectivas da decisão dos gestores e os cost stickiness”, em coautoria com a ex-orientada do doutorado Luiza Santangelo Reis e Fernando Richartz.
 Ilse Maria Beuren – Prêmio USP 2020 Melhor trabalho da área de Contabilidade Gerencial , no XX USP International Conference in Accounting USP, do trabalho “Fatores determinantes da cooperação interorganizacional: tempestividade dos sistemas de controle gerencial e confiança no parceiro”, em coautoria com a doutoranda Celliane Ferraz Pazetto.
 Ilse Maria Beuren – Prêmio 2019 Revista Contabilidade & Finanças da USP, Melhor Avaliadora de Artigos na Linha de Pesquisa Contabilidade Financeira. Prêmio recebido em 2020 da Revista Contabilidade & Finanças da USP no XX USP International Conference in Accounting USP.
 Leonardo Flach – Top 10% of authors on SSRN by total new downloads within the last 12 months, SSRN – Social Science Research Network, Rochester, NY (USA).,
 Leonardo Flach – Nomination for Bea Sanders/AICPA Innovation in Teaching Award, American Accounting Association, title paper “Active learning strategies: connecting Knowledge through comics”,
with the co-author Luísa Karam de Mattos.
 Suliani Rover – Prêmio USP 2020 Melhor pôster no XX USP International Conference in Accounting, intitulado “Relação entre o desempenho esportivo dos clubes de futebol brasileiros e seu ativo intangível consistente em atletas”, em coautoria com o mestrando João Henrique Krauspenhar.
 Valdirene Gasparetto – Prêmio de melhor trabalho da área de Contabilidade Gerencial e Controladoria do 10° Congresso UFSC de Controladoria e Finanças, intitulado “Riscos relacionais das empresas participantes do projeto piloto do Relato Integrado no Brasil”, em co-autoria com o mestrando Eduardo Tramontin Castanha , doutorando Rodrigo Rengel e mestranda Amanda Manes Koch.

2019
 Alex Mussoi Ribeiro e  Ernesto Fernando Rodrigues Vicente – Melhor trabalho Área II – Auditoria e Perícia, XIX USP International Conference In Accounting, do trabalho “Impacto da Troca de Auditor na Comparabilidade dos Relatórios Financeiros: Uma Análise em Companhias Brasileiras de Capital Aberto”, em co-autoria com o mestrando Allison Manoel de Sousa.
 Alex Mussoi Ribeiro – Indicação ao melhor trabalho da área temática de Finanças e Mercado de Capitais do 9° Congresso UFSC de Controladoria e Finanças, do trabalho “Empresas familiares x não familiares: Impacto da aquisição corporativa no desempenho das empresas brasileiras listadas na B3”, em co-autoria com a doutoranda Marília Paranaíba Ferreira, a doutora Daiana Paula Pimenta da UFG e o mestre Rafael Manoel de Oliveira da UFG.
 Darci Schnorrenberger – Indicação ao melhor trabalho da área temática de de Contabilidade Gerencial/Controladoria do 9° Congresso UFSC de Iniciação Científica em Contabilidade, do trabalho “Influência das características do decisor sobre os vieses da heurística de representatividade”, em co-autoria com o aluno da graduação Adriano Massa Fernandes e do aluno de mestrado Rodrigo Rengel.
 Ilse Maria Beuren – Prêmio ANPCONT 2019 Melhor Trabalho da Área de Controladoria e Contabilidade Gerencial no XIII Congresso ANPCONT , do trabalho “Influência dos sistemas de controle gerencial e da identificação interorganizacional na cooperação de empresas”, em co-autoria com a doutoranda Celliane Ferraz Pazetto.
 Ilse Maria Beuren – Prêmio PRÊMIO CASI XII Edição – 2019 Melhor trabalho da Área de Contabilidade, Administração Financeira e Criptofinanças, do trabalho “Influência do uso diagnóstico e interativo dos sistemas de controle gerencial e da folga”, em co-autoria com a doutoranda Celliane Ferraz Pazetto e a mestranda Silvana Mannes.
 José Alonso Borba e Denize Demarche Minatti Ferreira – Indicação ao melhor trabalho da área temática de Tecnologias/Pesquisa e Ensino da Contabilidade do 9° Congresso UFSC de Controladoria e Finanças, do trabalho “Publicação em contabilidade no Brasil e no exterior: Quando mais significa menos e menos significa mais”, em co-autoria com o aluno egresso de Iniciação Científica Fillipe Schappo e o aluno de mestrado Fábio Minatto.
 Leonardo Flach – Top 10% of Authors on SSRN by total new downloads within the last 12 months, SSRN – Social Science Research Network, Rochester, NY (USA)., SSRN (Rochester, USA).
 Leonardo Flach – Best Papers Award no 45th World Continuous Auditing and Reporting Systems Symposium, do trabalho “Earnings Management and Level of Corporate Governance: An Analysis Between Pre and Post IFRS Periods”, em co-autoria com o mestrando Bruno Chacon Prata.
 Leonardo Flach – Indicação ao melhor trabalho da área temática de de Contabilidade Gerencial/Controladoria do 9° Congresso UFSC de Iniciação Científica em Contabilidade, do trabalho “Delisting das empresas brasileiras: Um modelo de previsão do período de 2013 a 2018”, em co-autoria com o aluno da graduação Matheus Moreira e o aluno de doutorado Jonatas Dutra Sallaberry.
 Rogério João Lunkes – Indicação ao melhor trabalho da Área temática de Contabilidade Gerencial do XVI Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade, do trabalho “Efeitos da Agilidade Organizacional no Comprometimento Organizacional: o Papel Mediador do Empowerment Psicológico”, em co-autoria com o aluno Matheus da Silva Ramos e a doutoranda Edicréia Andrade dos Santos.
 Rogério João Lunkes e  Valdirene Gasparetto – Indicação ao melhor trabalho da área temática de Contabilidade Gerencial/Controladoria do 9° Congresso UFSC de Controladoria e Finanças, do trabalho “Institucionalização de regras e rotinas da Contabilidade Gerencial em uma fundação privada educacional catarinense”, em co-autoria com a egressa do mestrado Renícia Maria Innocenti.
 Suliani Rover – Indicação ao melhor trabalho da área temática de Contabilidade Financeira do 9° Congresso UFSC de Controladoria e Finanças, do trabalho “Previsão do fluxo de caixa operacional antes e após a adoção das normas internacionais no Brasil”, em co-autoria com o doutorando Alessanderson Jacó de Carvalho e a aluna da graduação Juliana Arruda.
 Valdirene Gasparetto – Melhor trabalho de Iniciação Científica do XIII Congresso ANPCONT, do trabalho “Informações contábeis e o relacionamento fornecedor-comprador entre produtores de hortifrutis e uma rede de supermercados”, em co-autoria com o aluno de IC KOCH, A.M.

2018
 Altair Borgert e  Leonardo Flach – Menção Honrosa na categoria Profissionais do 8° Prêmio Chico Ribeiro, Instituto Social IRIS, do trabalho “Determinantes dos gastos públicos em vigilância epidemiológica, sob a ótica da teoria da escolha pública”, VII Congresso Internacional de Contabilidade, Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público, em co-autoria com as doutorandas Valkyrie Vieira Fabre e Emanuele Engelage.
 Altair Borgert – 1ª Colocação na Categoria Estudante do 8° Prêmio Chico Ribeiro – Orientação do TCC de Isadora Carvalho Ribeiro, do trabalho “Um diagnóstico dos custos com saúde pública em municípios de SC”, VII Congresso Internacional de Contabilidade, Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público.
 Altair Borgert e  Rogério João Lunkes – Indicação para Melhor artigo na Linha de Contabilidade Gerencial – Congresso UFSC de Controladoria e Finanças, do trabalho “Sistemas de Incentivos dos Administradores e Comportamento Assimétrico dos Custos: Uma análise das empresas listadas na B3”, em co-autoria do mestrando Manoel Ludwig e da doutoranda Luiza Santangelo Reis.
 Carlos Eduardo Facin Lavarda – Melhor artigo da área de comportamento humano nas organizações para o trabalho “The effect of HPWS on entrepreneurial behavior: The mediating role of knowledge acquisition and distribution”, CASI, em co-autoria de CARDA, N. E. ; LAVARDA, C. E. F.; BALBASTRE-BENAVENT, F. ; REVUELTO-TABOADA, L.
 Carlos Eduardo Facin Lavarda – Certificado de Honra ao Mérito pelos esforços para implantação do Curso de Doutorado em Ciências Contábeis e Administração da FURB, Blumenau, SC, Brasil.
 Ilse Maria Beuren – Prêmio ANPCONT 2018 Melhor Trabalho da Área de Controladoria e Contabilidade Gerencial no XII Congresso ANPCONT, do trabalho “Influência da capacidade inovadora na inovação de produtos mediada pelo desenho dos sistemas de controle gerencia”, em co-autoria com a bolsista de IC Silvana Mannes e a mestranda Celliane Ferraz Pazetto.
 Ilse Maria Beuren – Prêmio ANPCONT 2018 Melhor Parecerista da Área de Controladoria e Contabilidade Gerencial, XII Congresso ANPCONT.
 Ilse Maria Beuren – Prêmio USP 2018 Melhor trabalho da área de Contabilidade Gerencial , no XVIII USP International Conference in Accounting USP, do trabalho “Efeitos do sistema de controle gerencial no desempenho individual mediado pela aprendizagem organizacional”, em co-autoria com o doutorando Vanderlei dos Santos e a doutoranda Daniele Cristina Bernd.
 Ilse Maria Beuren – Prêmio SEMEAD 2018 Melhor Trabalho da área de Gestão Ambiental, no XXI Seminários de Administração, do trabalho “Relação do compartilhamento de informações com a responsabilidade social em cooperativas mediada pela inovação colaborativa”, em co-autoria com o doutorando Vanderlei dos Santos, a doutoranda Daniele Cristina Bernd e a mestranda Celliane Ferraz Pazetto.
 Ilse Maria Beuren – Prêmio Geral do 8° Congresso UFSC de Controladoria e Finanças, do trabalho “Efeitos da avaliação de desempenho na performance gerencial mediada pelo feedback e pela sistemática de recompensas”, em co-autoria com o mestrando Mourtala Issifou e o doutorando Vanderlei dos Santos.
 Ilse Maria Beuren – Honra ao Mérito pelos esforços de Ilse Maria Beuren para a implantação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau – FURB, Blumenau, SC, Brasil.
 José Alonso Borba – Melhor avaliador de artigos na linha de pesquisa Contabilidade para Usuários Externos, Revista Contabilidade & Finanças.
 Leonardo Flach – Best Papers Award – 42th World Continuous Auditing and Reporting Systems Symposium – , WCARS, do trabalho”Perceived Benefit and Risk as Determinants of Cryptocurrency use in Blockchain Technology: a study with Structural Equation Model”, em co-autoria com o doutorando Jonatas Dutra Sallaberry e mestrandos David Daniel Hammes Junior e Realdo Oliveira.
 Leonardo Flach – Mejor trabajo, Congreso Internacional de Educación Superior, Havana, Cuba, do trabalho “Perspectives of ethnography and oral history methods in higher education management research”, em coautoria com Luísa Karam de Mattos.
 Leonardo Flach – Indicação entre os Melhores artigos da área de Finanças e Mercado de Capitais, do 8° Congresso UFSC de Iniciação Científica em Contabilidade, do trabalho “Fatores determinantes da taxa efetiva de impostos sobre o lucro das empresas listadas na B3- Brasil, Bolsa e Balcão”, em co-autoria com as doutorandas Daniele Cristina Bernd e Mônica Campos da Silva.
 Leonardo Flach – Melhor trabalho, 16° Encontro Catarinense de Estudantes de Ciências Contábeis – ECECON, do trabalho “Avaliação da Eficiência dos Custos Operacionais de Distribuidoras de Energia Elétrica: um Estudo com o Modelo Não Paramétrico de Análise Envoltória de Dados com Funções Não-Lineares”, em coautoria com Luísa Karam de Mattos e Dêmick Luz Garcia Filho.
 Suliani Rover – Melhor trabalho de Iniciação Científica do XII Congresso ANPCONT, do trabalho “Provisões e passivos contingentes ambientais: Uma análise dos fatores que influenciam a divulgação das companhias listadas na B3 e autuadas pelo IBAMA”, em co-autoria com os alunos de graduação FORMANSKI, G. C. ; MENDES, V. G.
 Valdirene Gasparetto e Rogério João Lunkes – Indicação de melhor trabalho na área de Contabilidade, Administração Financeira e Criptofinanças (CAF), do CASI – Congresso de Administração, Sociedade e Inovação, do trabalho “Influência da família na estrutura de capital das empresas brasileiras de capital aberto”, em co-autoria com o mestrando Januário José Monteiro.

2017
 Fabricia Silva da Rosa – Melhor artigo – 15° Encontro Catarinense de Estudantes de Ciências Contábeis – ECECON, do trabalho “Análise da transparência pública nos portais eletrônicos municípios pertencentes à AMUREL”, em co-autoria da aluna de IC Luana Caroline da Silva.
 Fabricia Silva da Rosa e Rogério João Lunkes – Melhor artigo do IVCIDESPORT- Congresso Internacional de Desempenho Portuário, do trabalho “Estudo sobre desempenho ambiental de portos brasileiros”, em co-autoria da aluna de IC Luana Caroline da Silva.
 Ilse Maria Beuren – Prêmio ANPCONT 2017 Melhor Trabalho da Área de Controladoria e Contabilidade Gerencial , XI Congresso ANPCONT, do trabalho “Influência do desenho dos sistemas de controle gerencial no desempenho de tarefas mediado pela aprendizagem organizacional”, em co-autoria da mestranda Tayse Gomes, a doutoranda Viviane Theiss e o doutorando Vanderlei dos Santos.
 Ilse Maria Beuren – Prêmio USP 2017 Melhor trabalho da área de Contabilidade Gerencial, XVII USP International Conference in Accounting, do trabalho “Influência de pressões ambientais na formação de redes mediada pelo sistema de controle gerencial em incubadoras de empresas”, em co-autoria do mestrando Iago França Lopes.
 Ilse Maria Beuren – Prêmio de Dissertação Destaque 2016 do PPGC/UFPR, no 3° Prêmio das Melhores Dissertações e Teses Edição 2017, do orientando de mestrado Guilherme Eduardo de Souza, Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da UFPR.
 Rogério João Lunkes – Melhor Trabalho de Contabilidade Gerencial do XIV Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade, do trabalho “Controle Interno: Um Estudo Junto aos Profissionais Contábeis de Santa Catarina”, em co-autoria com a aluna de IC Renata Fidelis de Oliveira e a doutoranda Edicréia Andrade dos Santos.
 Rogério João Lunkes – Best Paper Award ICIW 2017 – International Academy, Research, and Industry Association (IARIA), do trabalho “Proposal of Continuous Audit Model: Data Integration Framework”, em co-autoria com o doutorando Mauricio M. Codesso e Paulo Caetano da Silva.
 Suliani Rover – Trabalho premiado no Prêmio Excelência Acadêmica, da Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças – FUCAPE, do trabalho “Alterações do disclosure de provisões e passivos contingentes ambientais após a adoção de normas internacionais de contabilidade”, em co-autoria com a aluna de IC Thayse Pacheco.
 Suliani Rover – 3º Colocado nos Melhores artigos do 15º ECECON – Encontro Catarinense de Estudantes em Ciências Contábeis, do trabalho “Comparabilidade da mensuração das propriedades para investimento das companhias abertas listadas na BM&FBOVESPA”, em co-autoria com a aluna de IC Emanuelle Frasson Guimarães.