Colaboração/Cooperação

O PPGC da UFSC tem realizado colaborações/cooperações diversas por meio de seus docentes e discentes, dentre elas destacam-se as apontadas na sequência:

– Convênio celebrado entre os Programas de Pós-graduação em Contabilidade da UFSC e da FURB, para o período de 2016-2020, com a participação de dois professores do PPGC da UFSC no quadro docente permanente do Programa da FURB.

– Convênio de mobilidade acadêmica firmado entre os Programas de Pós-graduação em Contabilidade da UFSC e da FURG, que tem oportunizado alunos de Mestrado em Contabilidade da FURG passar um período no PPGC da UFSC.

– Parceria entre o PPGC da UFSC e a Secretaria da Saúde da Prefeitura de Florianópolis, para desenvolver um sistema de custeio para a Secretaria de Saúde do Município, especificamente as unidades de saúde, policlínicas, unidades de pronto atendimento e outras atividades da Secretaria.

– Organização conjunta do PPGA da UNISUL, PPGC da UFSC e Universitat de Valencia, desde a primeira edição em 2014, do CIDESPORT, evento na área de portos. Desde 2018 os organizadores do evento vem promovendo anualmente um Curso Internacional de Gestão Portuária, em parceria com a Fundaciòn ValenciaPort, em Valência, na Espanha.

– Organização conjunta do PPGA da UNISUL, PPGC da UFSC e PPGA da UDESC, desde a primeira edição em 2017, do CIDESP – Congresso Internacional de Desempenho do Setor Público.

– Realização conjunta em 2018 do 8° Congresso de Controladoria e Finanças e do 8° Congresso UFSC de Iniciação Científica em Contabilidade com o 1° Congresso FURB de Ciências Contábeis e o 3º Congresso de Gestão e Controladoria da UNOCHAPECÓ.

– Com o propósito de despertar consciência crítica nos estudantes do ensino fundamental e do ensino superior, dois projetos são combinados e renovados anualmente por docentes e discentes da graduação e do PPGC para a Semana de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (SEPEX) da UFSC. No estande, um projeto visa disseminar (vídeos, minicursos e visitas técnicas) conhecimento sobre orçamento público e gasto público, com vistas na formação de cidadãos atuantes nas decisões de interesse coletivo. Outro projeto foca a função social dos tributos e a prática tributária, via fornecimento de orientação contábil e fiscal por discentes e docentes para pessoas físicas de baixa renda, microempreendedores individuais e entidades sem fins lucrativos.

– O Núcleo de Finanças Pessoais e Comportamentais (NUFIPEC) da UFSC foi contemplado com recursos de Edital da FAPESC para um projeto que tem como principal foco de atuação atividades de extensão para a comunidade externa. Uma frente de atuação prevista no projeto para os docentes e discentes do PPGA e PPGC da UFSC se relaciona com a capacitação de professores de ensino médio em função da necessidade de que estes ministrem uma disciplina correlata ao tema finanças pessoais e comportamentais. Outra frente tem como foco auxiliar na gestão das finanças de pequenas empresas.

– Projeto com foco na crise hídrica, intitulado “Diagnóstico do uso, reuso e tratamento de água em indústrias de alimentos de médio e grande porte: Uma comparação entre dois estados brasileiros e suas diferentes realidades”, desenvolvido no período 2016 a 2019 por docentes do PPGC da UFSC e docentes da UFMS, além de 6 discentes, sendo 3 de ensino médio, 1 da graduação, 1 do mestrado e 1 de doutorado.

– Projeto “Insights de governança corporativa em cooperativas agrícolas: Um estudo em empresas catarinenses”, voltado à governança de cooperativas agroindustriais, uma vasta rede social com fins comuns e que contribui sobremaneira ao desenvolvimento econômico de Santa Catarina, iniciado em 2018 e término previsto para 2022, com a participação de docentes do PPGC da UFSC, além de 9 discentes, sendo 2 da graduação, 4 do mestrado e 3 do doutorado.

– O Observatório Social de Florianópolis, SC, é uma entidade que conta com a participação voluntária de docentes e alunos do PPGC, mais especificamente no monitoramento e construção de indicadores que possam subsidiar a gestão pública municipal. Também são proferidas palestras para diferentes públicos, com vistas na educação fiscal, demonstrando a importância social e econômica dos tributos e a necessidade do cidadão acompanhar a aplicação dos recursos públicos.

– Docente permanente do PPGC integra o grupo de Inteligência da rede “ver a cidade”, projeto internacional do BID, que em Florianópolis tem a participação da UFSC (comitê técnico), RIC Record (comunicação) e Floripa Amanhã (sociedade civil).

O Programa interage ainda com:
* AICOGestión – Asociacion Iberoamericana de Control de Gestión, com docente na Presidência-Brasil (2018-2020);
* Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD), com participação de docente na Diretoria (2019-2021);
* Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD), com docente na coordenação de área no EnANPAD (2014-2017) e líder de tema (2018-2019);
* Associação Nacional de Pós-Graduação em Contabilidade (ANPCONT), com participação de docente na Diretoria (2018-2019);
* Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com participação de docente como membro efetivo do CA-CE (07/2019-06/2022);
* Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), com participação de docente no Comitê de Auditoria (2019-2021);
* Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A., com docente integrando o Conselho de Administração (2019-2020);
* Companhia de Gás de Santa Catarina (SCGÁS), com participação de docente no Conselho de Administração (2019-2021);
* Conselho Regional de Contabilidade, com docente na função de Editor-Chefe da Revista Catarinense da Ciência Contábil, ISSN 2237-7662, nos períodos (2016-2018) e (2020-2022);
* Conselho Regional de Contabilidade, com participação de docente no Conselho Deliberativo (2017-2019) e (2020-2022);
* FEPESE – Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos, com participação de docente no Conselho Fiscal (2016-2020);
* Fundação CERTI, com participação de docente no Conselho Fiscal (2019-2021);
* Governo do Estado de Santa Catarina, com docente ocupando cargo de Secretário da Controladoria Geral (2019-2022).

O Programa ainda estimula seus discentes a colaborar/cooperar:
* Fábio Minatto;
* Joao Henrique Krauspenhar, professor da disciplina de Educação Financeira de turma do Ensino Médio (1º ano) na Escola Expressão Viva. Início em Agosto/2022;
* Monique Cristiane de Oliveira.

O Programa ainda estimula seus discentes a colaborar/cooperar:
* Fábio Minatto, é membro do Conselho Fiscal do Avaí (2022-2025)
* Fábio Minatto, foi líder do tema CON – Contabilidade, Tema 5: Contabilidade e Governança em Entidades Esportivas no EnANPAD 2021, junto com Amaury José Rezende, Monique Cristiane de Oliveira, Marke Geisy da Silva Dantas e José Alonso Borba.
* Joao Henrique Krauspenhar, professor da disciplina de Educação Financeira de turma do Ensino Médio (1º ano) na Escola Expressão Viva. Início em Agosto/2022.
* Monique Cristiane de Oliveira, foi membro do Conselho Deliberativo do Figueirense (2018-2022)
* Monique Cristiane de Oliveira, foi líder do tema CON – Contabilidade, Tema 5: Contabilidade e Finanças em Entidades Esportivas no EnANPAD 2020, junto com Amaury José Rezende, Marke Geisy da Silva Dantas e Renan Barabanov De Assis e José Alonso Borba.
* Monique Cristiane de Oliveira, foi líder do tema CON – Contabilidade, Tema 5: Contabilidade e Governança em Entidades Esportivas no EnANPAD 2021, junto com Amaury José Rezende, Marke Geisy da Silva Dantas e Fábio Minatto e José Alonso Borba.

Além disso, cuidou-se no Programa de:
* manter uma rotina de seminários ministrados por docentes e pesquisadores de outras instituições de ensino superior, do Brasil e do Exterior;
* viabilizar com regularidade a ida de professores para outros países visando fazer pós-doutorado ou realizar estagio sênior;
*estimular a participação de docentes e discentes em eventos nacionais e internacionais, com o intuito formar redes de pesquisas e de estágios em universidades fora do país;
* manter e fortalecer a prática de convidar membros externos a UFSC para bancas de qualificação e defesa de dissertações e teses.