Observatório da Sustentabilidade e Governança

Líderes: Prof. Dr. Hans Michael Van Bellen
Prof. Dr. Luiz Felipe Ferreira

O principal objetivo é a ampliação do conhecimento nas áreas de gestão da sustentabilidade e governança. Na área de sustentabilidade o tema principal está relacionado aos indicadores de desenvolvimento, avaliados a partir das esferas econômica, social e ambiental. A partir dos estudos realizados pelo grupo pretende-se desenvolver sistemas de indicadores que possam orientar e dar suporte às políticas de organizações públicas e privadas relacionadas ao tema. Ao mesmo tempo o grupo pretende, ao longo do tempo, criar e consolidar uma linha de pesquisa relacionada à avaliação do desenvolvimento. Na linha de trabalho da Governança os trabalhos do grupo objetivam o aprofundamento da discussão sobre esse conceito e os reflexos da utilização desse instrumento nas práticas de gestão.

1. Edital MCTI/CNPQ/Universal 01/2016
*Título do projeto: DIAGNÓSTICO DO USO, REUSO E TRATAMENTO DE ÁGUA EM INDÚSTRIAS DE ALIMENTOS ME MÉDIO E GRANDE PORTE: UMA COMPARAÇÃO ENTRE DOIS ESTADOS BRASILEIROS E SUAS DIFERENTES REALIDADES
*Resumo: A ignorância é uma reação emocional individual que vai além da ausência de conhecimento. Apesar de sua importância reconhecida em outras áreas de pesquisa, a sua relação com os sistemas gerenciais tem sido relativamente negligenciada. O objetivo desta pesquisa é identificar os tipos de ignorância e suas influências na adoção dos sistemas gerenciais nas organizações. Além da incorporação de ignorância na literatura contábil, outra contribuição incremental deste estudo está em adotar a perspectiva da percepção dos empregados, além do nível gerencial. A coleta dos dados acontecerá pela aplicação de um questionário nas empresas listadas na BM&FBovespa.
*Coordenador: Hans Michael Van Bellen
*Pesquisadores: Luiz Felipe Ferreira (UFSC); Denize Demarche Minatti Ferreira (UFSC); José Alonso Borba (UFSC); Suliani Rover (UFSC); e Alexandre Meira de Vasconcelos (UFMS)
*Alunos: 3 (ensino médio); 3 (graduação), 1 (mestrado), 0 (doutorado)
*Período de financiamento: 2016 a 2019

2. Chamada CNPq/ MCTI Nº 25/2015 Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas
*Título do projeto: ADERÊNCIA DOS INDICADORES DO ENVIRONMENTAL MANAGEMENT ACCOUNTING E A GERAÇÃO DE RIQUEZA EVIDENCIADA NA DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO PELAS EMPRESA DO SETOR TÊXTIL LISTADAS NA BM&FBOVESPA
*Resumo: O estudo objetiva investigar a aderência dos indicadores do Environmental Management Accounting (EMA) e a geração de riqueza evidenciada na Demonstração do Valor Adicionado (DVA) pelas empresas do setor têxtil listadas na BM&FBovespa no período de 2010 a 2015. Pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, será realizada por meio de análise documental em empresas do setor têxtil. Analisar o comportamento de indicadores físicos ambientais do EMA evidenciados no GRI dessas empresas, e a geração de riqueza identificada na DVA, são os elementos de análise. Como resultado busca-se identificar, quais empresas procuram maior eficiência no uso dos recursos naturais, quando se comparado ao volume de recursos materiais consumidos com a riqueza gerada.
*Coordenador: Luiz Felipe Ferreira
*Pesquisadores: Denize Demarche Minatti Ferreira
*Período de financiamento: 2015 a 2017

3. Researcher Links Workshop Grants – Application – British Council/Fapesc
*Título do projeto: INDICATORS AND METRICS FOR SOCIALLY INCLUSIVE WASTE MANAGEMENT AND RESOURCE EFFICIENCY IN SUPPLY CHAINS: MEASURING AND REPORTING TO EMBED SUSTAINABILITY IN POLICY AND PRACTICE
*Resumo: The topic is indicators and metrics for socially inclusive Waste Management & Resource Efficiency (WM&RE) in supply chains. Brazil is the world’s 3rd solid waste generator (What a Waste, WB Report, 2015). The National Policy on Solid Waste, Law 12305/2010, addresses solid waste challenges and its major environmental, social and economic impacts. With adequate strategies in a sustainable supply chain perspective for WM&RE, this regulatory context can trigger inclusive economic transformation towards resource efficiency in productive sectors; leading to enhanced economic development and welfare and less pressure on natural resources. The objectives of this project is to organize a 3 days workshop between reserachers of Brazil (18) and UK (18) in order to: *Support international research in Supply Chain WM&RE indicators for Inclusive Growth and Sustainability to contribute to Brazil’s welfare and poverty alleviation; *Contribute to capacity building of early career researchers; *Establish new research links and significantly develop existing links; and * Preliminary identifify strategies and indicators that can harm or favour the poor, to ensure that a shift towards resource efficiency and sustainable waste management leads to poverty alleviation.
*Coordenadora: Lucila Maria de Souza Campos
*Pesquisadores: Hans Michael Van Bellen; Monica Maria Mendes Luna