NUPEC – Núcleo de Pesquisas em Controladoria e Sistemas de Controle Gerencial

Líderes: Profa. Dra. Ilse Maria Beuren
Prof. Dr. Carlos Eduardo Facin Lavarda

Investiga o papel da controladoria no gerenciamento dos sistemas de informações de suporte ao processo de gestão. A motivação para pesquisas com este escopo decorre do fato da controladoria assumir diferentes configurações nas organizações, tendo em vista o nível de descentralização do poder e, por conseguinte, pressupõe-se que também possua diferentes funções. Se a controladoria tem como principal função suprir os gestores em suas necessidades informativas, deve caber a ela o gerenciamento dos sistemas de informações na organização. A ênfase principal das pesquisas do grupo é sobre o enfoque comportamental dos atores imbricados nos Sistemas de Controle Gerencial. Focaliza também o uso diagnóstico e interativo desses sistemas na gestão de inovação em organizações.

1. Bolsa de Produtividade em Pesquisa (PQ) Nível 1A – Ilse Maria Beuren
*Título do projeto: REFLEXOS DAS CONFIGURAÇÕES HABILITANTES E COERCITIVAS DO SISTEMA DE CONTROLE GERENCIAL NA RESILIÊNCIA INDIVIDUAL E ORGANIZACIONAL MEDIADAS PELAS MUDANÇAS ADVINDAS DA INCORPORAÇÃO DE EMPRESAS
*Resumo: O estudo objetiva examinar os reflexos das configurações habilitantes e coercitivas do SCG na resiliência individual e organizacional mediadas pelas mudanças advindas da incorporação de empresas. De modo específico pretende-se: (i) Diferenciar controles habilitantes e coercitivos no SCG de uma organização que realizou incorporações de empresas; (ii) Investigar a resiliência individual e organizacional frente às mudanças provocadas pela incorporação de empresas; (iii) Analisar a associação das configurações habilitantes e coercitivas do SCG com o nível de resiliência individual e organizacional frente às mudanças provocadas pela incorporação de empresas.
*Coordenadora: Ilse Maria Beuren
*Período de financiamento: 2017 a 2022

2. Bolsa de Produtividade em Pesquisa (PQ) Nível 2 – Carlos Eduardo Facin Lavarda
*Título do projeto: RELAÇÃO DOS SISTEMAS DE CONTROLE GERENCIAL COM AS TENSÕES DINÂMICAS ORGANIZACIONAIS
*Resumo: A pesquisa tem como objetivo avaliar a relação dos Sistemas de Controle Gerencial com as tensões dinâmicas organizacionais. De acordo com o objetivo geral, tem-se como objetivos específicos: a) descrever os controles gerenciais e a forma como são utilizados na organização, de acordo com o modelo Levers of Control de Simons; b) averiguar as tensões dinâmicas existentes na organização; c) verificar como os Sistemas de Controle Gerencial são utilizados pela organização para equilibrar as tensões dinâmicas.
*Coordenador: Carlos Eduardo Facin Lavarda
*Período de financiamento: 2016 a 2019

3. Edital MCTI/CNPQ/Universal 14/2014
*Resumo: O objetivo geral deste projeto de pesquisa é verificar a relação da intensidade do uso de instrumentos do Sistema de Controle Gerencial (SCG) com os modelos de gestão da inovação propostos por Roussel, Saad, e Erickson (1991) em empresas industriais brasileiras. Os objetivos específicos são: a) identificar a intensidade do uso de instrumentos do SCG nessas empresas; b) averiguar a presença dos modelos de gestão da inovação propostos por Roussel, Saad, e Erickson (1991) nessas empresas; c) analisar a relação da intensidade do uso do Balanced Scorecard (BSC), do Sistema de Gerenciamento de Projetos e do Sistema Orçamentário com os modelos de gestão da inovação nessas empresas.
*Coordenadora: Ilse Maria Beuren
*Pesquisadores: Franciele Beck

4. Edital MCTI/CNPQ/Universal 14/2014
*Título do projeto: ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE CULTURA ORGANIZACIONAL E PRÁTICAS ORÇAMENTÁRIAS
*Resumo: Este estudo tem por objetivo avaliar a relação entre os aspectos da cultura organizacional e as práticas orçamentárias nas organizações, por meio de pesquisa descritiva, qualitativa com desenvolvimento de estudo de caso conduzido por entrevista semiestruturada, observação e análise documental. As empresas de estudo devem ser selecionadas por acessibilidade e intencionalmente por utilizar orçamento empresarial como uma prática institucionalizada. Para a coleta de dados utiliza-se um roteiro de entrevista semiestruturada aplicado aos gestores de unidades e de orçamento das empresas selecionadas. Projeto realizado em convênio com o Grupo de Pesquisa Equipo Valenciano de Investigación en Contabilidad de Gestión.
*Coordenador: Carlos Eduardo Facin Lavarda
*Pesquisadores: Vicente Mateo Ripoll Feliu; Marcia Zanievicz Silva