Núcleo de Pesquisas em Controladoria e Sistemas de Controle Gerencial – NUPEC

Link: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/181776

Líderes:

     

Descrição:
Investiga o papel da controladoria no gerenciamento dos sistemas de informações de suporte ao processo de gestão. A motivação para pesquisas com esse escopo decorre do fato de a controladoria assumir diferentes configurações nas organizações, tendo em vista o nível de descentralização do poder e, por conseguinte, pressupõe-se que também possua diferentes funções. Se a controladoria tem como principal função suprir os gestores em suas necessidades informativas, deve caber a ela o gerenciamento dos sistemas de informações na organização. A ênfase principal das pesquisas do grupo é sobre o enfoque comportamental dos atores imbricados nos Sistemas de Controle Gerencial. Focaliza também o uso diagnóstico e interativo desses sistemas na gestão de inovação em organizações.

Projetos Financiados:

1. Bolsa de Produtividade em Pesquisa (PQ) Nível 1A – Ilse Maria Beuren
*Título do projeto: SISTEMAS DE CONTROLE GERENCIAL E COMPORTAMENTOS EMPREENDEDORES E COLABORATIVOS: IMPLICAÇÕES NA RESILIÊNCIA E INOVAÇÃO EM STARTUPS DE ECOSSISTEMAS DE INOVAÇÃO
*Resumo: Chamada CNPq Nº 09/2022 – Bolsas de Produtividade em Pesquisa – PQ.- Duração 60 meses [Bolsa PQ do CNPq Nível 1A, período 01/03/2023-28/02/2028]
A literatura tem apresentado evidências de que sistemas de controle gerencial e comportamentos individuais e organizacionais podem contribuir para promover a inovação. No entanto, não é esclarecedora sobre quais sistemas e comportamentos dos indivíduos e das organizações podem facilitar esse processo, principalmente em startups, que possuem no âmago a inovação. Nesse projeto amplo, pretende-se desenvolver objetivos com um escopo específico, em que diferentes modelos teóricos serão investigados de forma direta e/ou transversal, assim como métodos diversos serão adotados. Compreender o nexo destes elementos e sua atuação na resiliência e inovação em startups com relações interorganizacionais estabelecidas em ecossistemas de inovação são lacunas adicionais percebidas.
*Coordenadora: Ilse Maria Beuren
*Período de financiamento: 01/03/2023 a 28/02/2028
*Valor do financiamento: R$ 90.000,00

2. Bolsa de Produtividade em Pesquisa (PQ) Nível 1D – Carlos Eduardo Facin Lavarda
*Título do projeto: ANÁLISE DO SUPORTE DOS INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE PARA A INOVAÇÃO ORGANIZACIONAL
*Resumo:
O objetivo geral do projeto é compreender como os instrumentos de planejamento e controle geram suporte para a inovação organizacional. Pesquisa de abordagem descritiva e qualitativa, por meio de estudo de caso. Os resultados desta pesquisa trazem conhecimento sobre a relação dos instrumentos de planejamento e controle como suporte para a inovação organizacional, com foco na compreensão de como os sistemas de controle está relacionada com a complexidade da inovação, derivados das novidades em produtos, serviços e processos desenvolvidos pelas organizações. Permite identificar diferenças no uso e desenho de instrumentos de planejamento e controle nas empresas altamente inovadoras dirigidas por empreendedores ou startups corporativas, assim como entre empresas que desenvolvem inovação com independência das pressões de mercado ou que apenas respondem aos choques de mercado ou tecnológicos, como a digitalização da economia.
*Coordenador: Carlos Eduardo Facin Lavarda
*Período de financiamento: 01/03/2023 a 28/02/2027
*Valor do financiamento: R$ 57.600,00

3. Chamada CNPq/MCTI Nº 10/2023 – Faixa B – Grupos Consolidados – Universal 2023
*Título do projeto: O PAPEL DA AMBIDESTRIA DE CONTROLE E DO COMPARTILHAMENTO DE CONHECIMENTO NA INOVAÇÃO VERDE E COCRIAÇÃO DE VALOR EM ALIANÇAS DE COOPERATIVAS AGROPECUÁRIAS
*Resumo: Para lidar com pressões sociais e regulatórias de práticas verdes e sustentáveis, as cooperativas agropecuárias vêm se engajando em alianças estratégicas para promover inovação verde e criar valor. Neste projeto, o objetivo é examinar o papel da ambidestria de controle verde e do compartilhamento de conhecimento verde na inovação de processo verde e cocriação de valor em alianças, moderado por variáveis interorganizacionais. O lócus predominante é de cooperativas agropecuárias e as unidades de análise seus gestores e associados, dependendo da dimensão focalizada. Abordagens quantitativa e qualitativa serão utilizadas, cada uma com instrumentos de pesquisa específicos, de estudos prévios ou desenvolvidos via incursões teóricas. No estudo quantitativo, aos dados será aplicada modelagem de equações estruturais e, no estudo qualitativo, análise por saturação teórica.
*Coordenadora: Ilse Maria Beuren (UFSC)
*Pesquisadores: Celliane Ferraz Pazetto (UFSC/ Universidad Autônoma de Madrid, Espanha); Daniele Cristina Bernd (UFU); Jorge Katsumi Niyama (UnB); Marília Paranaíba Ferreira (UFSC); Renata Mendes de Oliveira (UFU); Vanderlei dos Santos (UDESC).
*Alunos: 0 (graduação), 2 (mestrado), 4 (doutorado)
*Período de financiamento: 23/11/2023 a 22/11/2026
*Valor do financiamento: R$ 95.000,00

4. Chamada CNPq/MCTI Nº 10/2023 – Faixa B – Grupos Consolidados – Universal 2023
*Título do projeto: PARTICIPAÇÃO ORÇAMENTÁRIA, COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL E COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÕES: INFLUÊNCIA NO DESEMPENHO GERENCIAL
*Resumo: O projeto tem como objetivo geral investigar a influência da participação orçamentária nas dimensões do comprometimento organizacional, compartilhamento de informações e desempenho gerencial em empresas brasileiras. A pesquisa será realizada por meio de uma survey com abordagem quantitativa. O público-alvo compreende os gestores de nível intermediário atuantes em empresas brasileiras. O estudo contribui com estudos da área da Contabilidade Gerencial com elementos de análise do indivíduo ao investigar a influência da participação orçamentária nas dimensões do comprometimento organizacional, compartilhamento de informações e desempenho gerencial em empresas brasileiras, o que amplia a compreensão das dimensões do comprometimento organizacional no contexto orçamentário.
*Coordenador: Carlos Eduardo Facin Lavarda (UFSC)
*Pesquisadores: Vinícius Costa da Silva Zonatto (UFSM); Filipy Furtado Sell (UFPA); Cristina Hillen (UNESPAR e UEM); Cristiano Sausen Soares (UFSM).
*Alunos: 1 (graduação), 0 (mestrado), 1 (doutorado)
*Período de financiamento: 23/11/2023 a 22/11/2026
*Valor do financiamento: R$ 113.200,00

5. Edital de Chamada Pública FAPESC/CNPQ Nº 38/2022 – Programa de Apoio à Pesquisa Aplicada para Fixação de Jovens Doutores em Santa Catarina – Bolsa de Pós-Doutorado Júnior – PDJ
*Título do projeto: EFETIVIDADE DE CONTROLES GERENCIAIS PARA ORQUESTRAR A INOVAÇÃO ABERTA EM STARTUPS B2B
*Resumo: O projeto pretende alcançar principalmente as startups Business-to-Business (B2B) do estado de Santa Catarina, isto é, startups que tem como clientes outras empresas. A análise
dessa dinâmica relacional, especialmente das soluções tecnológicas e digitais geradas e comercializadas pelas startups, pode gerar benefícios para compreender como startups e
empresas catarinenses se relacionam, promovendo inovação e desenvolvimento econômico do Estado. O objetivo do estudo é analisar a efetividade de controles gerenciais
(financeiros e não financeiros) usados pelas startups diante da necessidade de orquestração de seus recursos, promoção de soluções inovadoras para terceiros e, consequentemente, a
capacidade de sobreviver e prosperar no mercado.
*Coordenadora: Ilse Maria Beuren
*Período de financiamento: 01/04/2023 a 31/03/2025
*Valor do financiamento: R$ 50.000,00
*Valor da Bolsa PDJ: R$ 98.400,00

6. Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 40/2022 – Pró-Humanidades – Linha 1B – Projetos em Rede – Pesquisa em temas livres em Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes
*Título do projeto: PERFORMANCE MEASUREMENT SYSTEMS E COMPORTAMENTOS INTRAORGANIZACIONAIS: IMPLICAÇÕES DAS TROCAS SOCIAIS E DA RESILIÊNCIA ORGANIZACIONAL
*Resumo: A presunção de que o nível de sofisticação dos Performance Measurement Systems (PMS), os indicadores de desempenho financeiros e não financeiros e os sistemas de recompensas possam ser direcionadores de relacionamentos intraorganizacionais encontra apoio na essência do papel da contabilidade gerencial no gerenciamento das trocas sociais e na resiliência organizacional. Assim, o objetivo deste estudo é analisar a influência de elementos dos PMS em comportamentos intraorganizacionais, com a interveniência da multidimensionalidade das trocas sociais e da resiliência organizacional. Na operacionalização da proposta, serão empregados diferentes modelos teóricos de forma direta e/ou transversal, instrumentos específicos de coleta de dados em consonância com estudos prévios e incursões teóricas.
*Coordenadora: Ilse Maria Beuren (UFSC)
*Pesquisadores:. Daniele Cristina Bernd (UMS); Jacobo Gomez-Conde (Universidad Autónoma de Madrid, Espanha); Jorge Katsumi Niyama (UnB); Vanderlei dos Santos (UDESC); Vinícius Costa da Silva Zonatto (UFSM).
*Alunos: 0 (graduação), 2 (mestrado), 5 (doutorado)
*Período de financiamento: 05/12/2022 a 04/12/2024
*Valor do financiamento: R$ 89.000,00 + Bolsa Modalidade/Nível: Pós-Doutorado Junior – PDJ: 56.000,00

7. Chamada CNPq/SESCOOP Nº 11/2022 – Linha 4 – Desenvolvimento organizacional e promoção da prática cooperativista
*Título do projeto: REFLEXOS DO COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÕES EM COMPORTAMENTOS INTRAORGANIZACIONAIS COOPERATIVOS E NA RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA
*Resumo: Presume-se que o compartilhamento de informações estimule comportamentos individuais e organizacionais em prol da responsabilidade social das cooperativas, de forma que melhorem sua reputação no mercado, sejam mais competitivas e incrementem seus resultados. Assim, o objetivo é examinar os reflexos do compartilhamento de informações em comportamentos intraorganizacionais cooperativos e na responsabilidade social corporativa de cooperativas. Embora a literatura tenha destacado a importância do compartilhamento de informações, de comportamentos intraorganizacionais cooperativos e da responsabilidade social corporativa, pouco se sabe sobre como estes construtos se inter-relacionam e atuam no contexto das cooperativas. O estudo contribui ao oferecer insights sobre os reflexos do compartilhamento de informações em comportamentos intraorganizacionais e na responsabilidade social em cooperativas, com vistas na sua competitividade.
*Coordenadora: Ilse Maria Beuren (UFSC)
*Pesquisadores:. Renata Mendes de Oliveira (UFU); Daniele Cristina Bernd (UMS); Vanderlei dos Santos (UDESC).
*Alunos: 0 (graduação), 0 (mestrado), 4(doutorado)
*Período de financiamento: 29/08/2022 a 28/08/2024
*Valor do financiamento: R$ 87.000,00

8. Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 18/2021 – Faixa B – Grupos Consolidados
*Título do projeto: ANTECEDENTES QUE DETERMINAM A PROPENSÃO DE GESTORES SUBORDINADOS AO COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÕES PRIVADAS NOS PROCESSOS ORÇAMENTÁRIOS
*Resumo: Este projeto propõe analisar os efeitos antecedentes da configuração orçamentária no compartilhamento de informações verticais e das atitudes do supervisor na propensão de gestores subordinados ao compartilhamento de informações privadas. Busca ainda compreender reflexos consequentes de tais interações em atitudes gerenciais e no desempenho gerencial em atividades orçamentárias. Apesar de sua importância no contexto gerencial, pouca atenção é dada pela literatura gerencial brasileira aos efeitos da configuração orçamentária no compartilhamento de informações e os efeitos dessas interações na propensão de gestores subordinados ao compartilhamento de informações privadas, em atitudes gerenciais e no desempenho gerencial em atividades orçamentárias, lacunas teóricas exploradas neste projeto, a ser realizado com surveys com gestores com responsabilidade orçamentária em indústrias que atuam no País.
*Coordenador: Vinícius Costa da Silva Zonatto (UFSM)
*Pesquisadores:. Carlos Eduardo Facin Lavarda (UFSC); Márcia Bianchi (UFRGS); Cristiano Sausen Soares (UFSM); Rosimeire Pimentel Gonzaga (UFES).
*Alunos: 2 (graduação), 2 (mestrado), 4(doutorado)
*Período de financiamento: 16/03/2022 a 31/03/2025
*Valor do financiamento: R$ 30.000,00 + Bolsa de IC R$ 14.400,00

9. Bolsa de Produtividade em Pesquisa (PQ) Nível 1A – Ilse Maria Beuren
*Título do projeto: REFLEXOS DAS CONFIGURAÇÕES HABILITANTES E COERCITIVAS DO SISTEMA DE CONTROLE GERENCIAL NA RESILIÊNCIA INDIVIDUAL E ORGANIZACIONAL MEDIADAS PELAS MUDANÇAS ADVINDAS DA INCORPORAÇÃO DE EMPRESAS
*Resumo: O estudo objetiva examinar os reflexos das configurações habilitantes e coercitivas do Sistema de Controle Gerencial (SCG) na resiliência individual e organizacional mediadas pelas mudanças advindas da incorporação de empresas. De modo específico, pretende-se: (i) Diferenciar controles habilitantes e coercitivos no SCG de uma organização que realizou incorporações de empresas; (ii) Investigar a resiliência individual e organizacional frente às mudanças provocadas pela incorporação de empresas; (iii) Analisar a associação das configurações habilitantes e coercitivas do SCG com o nível de resiliência individual e organizacional frente às mudanças provocadas pela incorporação de empresas.
*Coordenadora: Ilse Maria Beuren
*Período de financiamento: 01/03/2017 a 28/02/2023
*Valor do financiamento: R$ 168.000,00

10. Bolsa de Produtividade em Pesquisa (PQ) Nível 1D – Carlos Eduardo Facin Lavarda
*Título do projeto: INOVAÇÕES NO DESENHO E USO DE INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE ORGANIZACIONAL
*Resumo: O objetivo geral é analisar como as inovações no desenho e uso de instrumentos de planejamento e controle se tornam padrões socialmente construídos que proporcionam significado à realidade organizacional. Especificamente, busca-se identificar os motivos que levaram a organização a adotar novos instrumentos de planejamento e controle; avaliar como as diferentes lógicas institucionais concorreram para a adoção dos novos instrumentos na organização; e avaliar como os processos de externalização, objetivação e internalização entre os agentes proporcionaram a adoção dos novos instrumentos na organização. A metodologia é qualitativa, por meio de estudo de caso em organizações públicas que enfrentaram o processo de adoção de novos instrumentos de planejamento e controle, a partir de entrevistas, documentos e observação, assegurando procedimentos éticos da pesquisa. Espera-se contribuir com literatura sobre inovações de instrumentos de planejamento e controle ao apresentar evidências empíricas sobre a competição de lógicas no campo organizacional e o processo de construção social de novos padrões entre os agentes da organização.
*Coordenador: Carlos Eduardo Facin Lavarda
*Período de financiamento: 01/03/2019 a 28/02/2023
*Valor do financiamento: R$ 105.600,00

11.Chamada MCTIC/CNPq Nº 28/2018 – Universal/Faixa C – De R$ 0,00 a R$ 120.000,00
*Título do projeto: GERENCIAMENTO DE RISCOS CORPORATIVOS NAS RELAÇÕES INTERORGANIZACIONAIS DE STARTUPS E SPIN OFFS BRASILEIRAS
*Resumo: O processo de cooperação demanda análises entre as organizações que participam dos diferentes relacionamentos estabelecidos. Tais relacionamentos, em sua essência, se referem à interação entre organizações e tem a prerrogativa de criar valor para as que se comprometem a fazer parte desses relacionamentos. As relações interorganizacionais mais usualmente apontadas na literatura são joint ventures, clusters, alianças estratégicas, cadeias produtivas, arranjos produtivos locais, redes de empresas e ecossistemas de inovação. Este cenário produz uma reflexão acerca de empresas de base tecnológica denominadas startups e spin offs. Para a definição do primeiro tipo pode-se assumir como sendo uma nova empresa com base na inovação, enquanto que o segundo tipo de empresa já existe e abre outro espaço organizacional para potencializar um novo produto ou serviço, também com base na inovação. Ambos os tipos enfrentam as diferentes demandas e complexidades do mercado a partir do processo de inovação, assim, o gerenciamento de riscos é uma resposta ao aumento da volatilidade. Desse modo, a pergunta norteadora dessa proposta de pesquisa é: Qual o escopo e as necessidades percebidas de gerenciamento de riscos corporativos nas relações interorganizacionais de empresas startups e spin offs brasileiras?
*Coordenadora: Ilse Maria Beuren (UFSC)
*Pesquisadores: Jonas Cardona Venturini (UFSC).
*Alunos: 2 (graduação), 2 (mestrado), 4(doutorado)
*Período de financiamento: 18/02/2019 a 17/02/2022
*Valor do financiamento: R$ 12.000,00

12.Chamada MCTIC/CNPq Nº 28/2018 – Universal/Faixa B – De R$ 0,00 a R$ 60.000,00
*Título do projeto: EFEITOS COGNITIVOS, MOTIVACIONAIS E DO VALOR DE REALIZAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO ORÇAMENTÁRIA
*Resumo: Estudos voltados ao uso de sistemas de gestão e instrumentos de controles gerenciais têm sido desenvolvidos em diferentes contextos organizacionais. Um destes instrumentos refere-se ao Orçamento Empresarial. O orçamento é um importante instrumento de controle gerencial utilizado para fins de planejamento, comunicação, motivação e avaliação de desempenho junto a gestores e unidades divisionais. Por se tratar de um instrumento utilizado para tal fim, tende a influenciar as cognições e o comportamento humano no trabalho. Apesar de sua importância no contexto gerencial, pouca atenção tem sido dada no Brasil sobre os efeitos da participação dos indivíduos nos processos orçamentários de organizações que atuam no País. Assim, o projeto de pesquisa visa estudar os efeitos cognitivos, motivacionais e do valor de realização da participação de gestores nos processos orçamentários de empresas que atuam no Brasil. Busca-se: a) identificar a configuração orçamentária adotada pelas empresas selecionadas para a realização da pesquisa; b) avaliar os níveis de participação orçamentária de seus gestores; e, c) analisar as relações entre os efeitos cognitivos, motivacionais e do valor de realização da participação desses gestores nos processos orçamentários de suas organizações.
*Coordenador: Carlos Eduardo Facin Lavarda (UFSC)
*Pesquisadores: Vinícius Costa da Silva Zonatto (UFSM).
*Alunos: 0 (graduação), 0 (mestrado), 0 (doutorado)
*Período de financiamento: 18/02/2019 a 17/02/2022
*Valor do financiamento: R$ 8.250,00

13. Projeto de pós-doutorado na Universidad Plablo de Olavide, em Sevilha, Espanha
* INOVAÇÕES NO DESENHO E USO DE INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE: UMA ANÁLISE DAS LÓGICAS INSTITUCIONAIS
Resumo: O objetivo da pesquisa é compreender como as inovações no desenho e uso de instrumentos de planejamento e controle se tornam padrões socialmente construídos que proporcionam significado à realidade organizacional, a partir da Teoria das Lógicas Institucionais. A institucionalização de ferramentas de contabilidade gerencial acontece quando diferentes lógicas convergem, como as de competição no mercado, familiares, empresariais e comunitárias. A metodologia é qualitativa, por meio de estudo bibliográfico e desenvolvimento metodológico de pesquisa. A fase de realização do estágio pós-doutoral envolve a revisão de literatura e desenvolvimento dos instrumentos de pesquisa para a coleta de dados a partir das definições constitutivas levantadas no exame da literatura. Esta fase envolve levantamento bibliográfico, elaboração dos instrumentos, validação com especialistas e profissionais. Ainda são propostas atividades de participação em seminários, discussão da proposta metodológica no grupo de pesquisa, workshops, especialistas, profissionais, participação em congressos, e participação em cursos de aperfeiçoamento. Em um segundo momento, após o estágio pós-doutoral, pretende-se realizar um estudo de caso em organizações que enfrentaram o processo de adoção de novos instrumentos de planejamento e controle, a partir de entrevistas, documentos e observação, assegurando procedimentos éticos da pesquisa. Espera-se contribuir com literatura sobre inovações de instrumentos de planejamento e controle ao apresentar instrumentos de pesquisa que possam capturar elementos sobre a competição de lógicas no campo organizacional e o processo de construção de novos padrões entre os agentes da organização.
*Coordenador: Carlos Eduardo Facin Lavarda (UFSC)
*Supervisão: David Naranjo Gil (Universidad Plablo de Olavide, em Sevilha, Espanha)
*Período de financiamento: 03/02/2020 a 02/12/2020

14. Projeto financiado pelo Governo da Espanha – Francisco Balbastre Benavent (University of Valencia)
* LA INFLUENCIA DE LA PERCEPCIÓN DE LA ESTRATEGIA DE RRHH SOBRE EL COMPORTAMIENTO INNOVADOR DE LOS EMPLEADOS Y LOS RESULTADOS. UN ESTUDIO COMPARATIVO DE CARÁCTER INTERNACIONAL
*Resumo: El objetivo del trabajo es analizar la influencia del contenido de las PRH sobre el comportamiento innovador de los empleados,estudiando también el efecto que dicho comportamiento tiene sobre los resultados de innovación en la organización. Además, planteamos la necesidad de considerar la importancia de nuevas variables que pueden ser clave para que se dé la relación entre las PRH y la innovación, como la compartición del conocimiento. En segundo lugar, nos planteamos analizar el fenómeno del emprendimiento (pieza clave del tejido económico e industrial, tanto a nivel nacional como internacional) y su relación con el conocimiento, el comportamiento innovador y los resultados de innovación.
*Equipo de investigadores principales: Francisco Balbastre Benavent (University of Valencia) y Lorenzo Revuelto Taboada Resto (University of Valencia)
*Equipo de investigadores de tiempo parcial: M. Carmen Saorín-Iborra (University of Valencia); Ana Redondo-Cano (University of Valencia); Rafael Fernández Guerrero (University of Valencia); M. Teresa Canet-Giner (University of Valencia); Jose Luis Gascó (U. Alicante); M. Reyes González Ramírez (U. Alicante); Juan Llopis Taverner (U. Alicante).
*Equipo de trabajo, con una vinculación al proyecto más de apoyo: Rosalia Aldraci Barbosa Lavarda (UFSC, Brasil) y Carlos Eduardo Facin Lavarda (UFSC, Brasil).
También forman parte del equipo dos doctorandas que ahora son doctoras, Naiara Escribá (University of Valencia) y Virginia Simón (University of Valencia).
*Período de financiamento: 2016-2019
*Valor do financiamento: ???

15. Bolsa de Produtividade em Pesquisa (PQ) Nível 2 – Carlos Eduardo Facin Lavarda
*Título do projeto: RELAÇÃO DOS SISTEMAS DE CONTROLE GERENCIAL COM AS TENSÕES DINÂMICAS ORGANIZACIONAIS
*Resumo: A pesquisa tem como objetivo avaliar a relação dos Sistemas de Controle Gerencial com as tensões dinâmicas organizacionais. De acordo com o objetivo geral, tem-se como objetivos específicos: a) descrever os controles gerenciais e a forma como são utilizados na organização, de acordo com o modelo Levers of Control de Simons; b) averiguar as tensões dinâmicas existentes na organização; c) verificar como os Sistemas de Controle Gerencial são utilizados pela organização para equilibrar as tensões dinâmicas.
*Coordenador: Carlos Eduardo Facin Lavarda
*Período de financiamento: 2016 a 2019
*Valor do financiamento: R$ 39.600,00

16. Edital MCTI/CNPQ/Universal 14/2014
*Título do projeto: RELAÇÃO ENTRE O USO DE INSTRUMENTOS DO SISTEMA DE CONTROLE GERENCIAL E MODELOS DE GESTÃO DA INOVAÇÃO.
*Resumo: O objetivo geral deste projeto de pesquisa é verificar a relação da intensidade do uso de instrumentos do Sistema de Controle Gerencial (SCG) com os modelos de gestão da inovação propostos por Roussel, Saad, e Erickson (1991) em empresas industriais brasileiras. Os objetivos específicos são: a) identificar a intensidade do uso de instrumentos do SCG nessas empresas; b) averiguar a presença dos modelos de gestão da inovação propostos por Roussel, Saad, e Erickson (1991) nessas empresas; c) analisar a relação da intensidade do uso do Balanced Scorecard (BSC), do Sistema de Gerenciamento de Projetos e do Sistema Orçamentário com os modelos de gestão da inovação nessas empresas.
*Coordenadora: Ilse Maria Beuren
*Pesquisadores: Franciele Beck
*Alunos: 0 (graduação), 2 (mestrado), 2 (doutorado)
*Período de financiamento: 2014 a 2017
*Valor do financiamento: R$ 48.240,00

17. Edital MCTI/CNPQ/Universal 14/2014
*Título do projeto: ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE CULTURA ORGANIZACIONAL E PRÁTICAS ORÇAMENTÁRIAS
*Resumo: Este estudo tem por objetivo avaliar a relação entre os aspectos da cultura organizacional e as práticas orçamentárias nas organizações, por meio de pesquisa descritiva, qualitativa com desenvolvimento de estudo de caso conduzido por entrevista semiestruturada, observação e análise documental. As empresas de estudo devem ser selecionadas por acessibilidade e intencionalmente por utilizar orçamento empresarial como uma prática institucionalizada. Para a coleta de dados utiliza-se um roteiro de entrevista semiestruturada aplicado aos gestores de unidades e de orçamento das empresas selecionadas. Projeto realizado em convênio com o Grupo de Pesquisa Equipo Valenciano de Investigación en Contabilidad de Gestión.
*Coordenador: Carlos Eduardo Facin Lavarda
*Pesquisadores: Vicente Mateo Ripoll Feliu; Marcia Zanievicz Silva
*Alunos: 1 (graduação), 0 (mestrado), 0 (doutorado)
*Período de financiamento: 2014 a 2017
*Valor do financiamento: R$ 44.000,00