NETEC – Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Ensino em Contabilidade

Líderes: Prof. Dr. Marcos Laffin
Prof. Dr. Leonardo Flach

Identificar, discutir e analisar questões relacionadas com o ensino superior de contabilidade e com as diferentes atividades de trabalho desenvolvidas pelo profissional da área contábil. Sistematizar e socializar conhecimentos e discussões das temáticas de estudos e pesquisas na área da formação de professor de contabilidade e formação profissional do ensino da contabilidade. Objetiva-se instrumentalizar alunos da graduação e da pós-graduação nas demandas sobre projetos de pesquisa em ensino e trabalho contábil.

1. Edital MCTI/CNPQ/Universal 14/2014
*Título do projeto: EFICIÊNCIA DO FINANCIAMENTO DOS ESTADOS BRASILEIROS EM ENSINO E APRENDIZAGEM: UM ESTUDO COM ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS
*Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo avaliar o grau de eficiência alcançado pelos estados brasileiros na alocação de recursos públicos para a educação entre os anos de 2001 e 2011. Para tal, visa-se realizar um levantamento dos dados sobre recursos e resultados, e os comparar em modelos de avaliação com a utilização do método de Análise Envoltória de Dados (DEA). O conceito de recursos parte de valores orçamentários gastos em educação em proporção à população e número de alunos, e também o PIB per capita como forma de balancear as disparidades econômicas existentes. O conceito de resultados baseia-se de avaliações de ensino realizadas por órgãos competentes para tal. A utilização de diferentes modelos e de segmentos de tempo distintos pode permitir o alcance de resultados mais concisos
*Coordenador: Leonardo Flach
*Pesquisadores: não há.

2. Edital 03/2016 MEC/PROEXT
*Título do projeto: PLANILHA DE CUSTOS PARA O ABRIGO LAR SÃO VICENTE DE PAULO
*Resumo: O Abrigo Lar São Vicente de Paulo atende crianças de zero a seis anos de idade por determinação do Conselho Tutelar, Juizado da Infância e Juventude e decisão judicial em função de desagregação familiar. São crianças em situações de vulnerabilidade, sendo o acolhimento no abrigo como medida de proteção excepcional até a adoção ou retorno à família de origem. As crianças têm atendimento 24 horas por dia e recebem cinco alimentações diárias. Recebem cuidados e tratamento especial com equipe profissional multidisciplinar de assistência psicossocial, médica, familiar que se estende a todos os cuidados da infância. O Abrigo Lar São Vicente de Paulo é uma organização social sem fins lucrativos e parte de suas receitas financeiras é oriunda de recursos públicos. Determinar os custos da assistência e do acolhimento integral, bem como prestar contas dos recursos utilizados para a execução das atividades, dos produtos e serviços desenvolvidos pelo Abrigo é a finalidade dessa atividade de extensão que envolve alunos do curso de Ciências Contábeis. O objetivo consiste em elaborar uma Planilha de Custos econômico-financeiros para identificar e caracterizar o custo do acolhimento integral das crianças atendidas pelo Abrigo.
*Coordenador: Marcos Laffin
*Pesquisadores: Altair Borgert