Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Ensino em Contabilidade – NETEC

Link: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/12572

Líderes:

Descrição:
Identificar, discutir e analisar questões relacionadas com o ensino superior de contabilidade e com as diferentes atividades de trabalho desenvolvidas pelo profissional da área contábil. Sistematizar e socializar conhecimentos e discussões das temáticas de estudos e pesquisas na área da formação de professor de contabilidade e formação profissional do ensino da contabilidade. Objetiva-se instrumentalizar alunos da graduação e da pós-graduação nas demandas sobre projetos de pesquisa em ensino e trabalho contábil.

Projetos Financiados:

1. Bolsa de Produtividade em Pesquisa (PQ) Nível 2 – Leonardo Flach
Chamada CNPq Nº 04/2021 – Bolsas de Produtividade em Pesquisa.
*Título do projeto: WHISTLEBLOWER BEHAVIOR: UM ESTUDO COM A LENTE DA TEORIA DO COMPORTAMENTO PLANEJADO
*Resumo: Esta pesquisa analisa os efeitos da mediação do conhecimento das red flags na relação entre os determinantes da Teoria do Comportamento Planejado com a intenção e no comportamento whistleblower. Nesse plano emprega-se o conhecimento especializado sobre os fatos de red flags desenvolvidos sobre os construtos da experiência, da capacidade de solução de problemas e da tomada de decisão (Bonner & Lewis, 1990; Libby & Tan, 1994; Guiral et al., 2015), testando empiricamente sobre as red flags padronizadas, por meio de rodadas de consenso. A partir do desenvolvimento das variáveis de conhecimento de red flags serão avaliados os efeitos da mediação do conhecimento das red flags patrimoniais de indícios de ilícitos financeiros na relação entre as crenças de atitude e normativas e a intenção denunciante, modelados pela TCP (Ajzen, 1991; Park & Blenkinsopp, 2009), de modo a entender quais as crenças podem agir sob mediação do conhecimento para influenciar a intenção denunciante. Por fim, para entender como e em que medida os fatores que influenciam a intenção denunciante efetivamente se concretizam no comportamento denunciante, serão analisadas as influências das variáveis de orientação cultural (Hosfstede, 1980; Triandis & Gelfand, 1998) e as tipologias de canais de denúncia (Near & Miceli, 1985; Park et al., 2008), comparando os níveis em influência e intensidade da intenção e do comportamento whistleblower, de indivíduos denunciantes e não denunciantes.
*Coordenador: Leonardo Flach
*Período de financiamento: 01/03/2022 a 28/02/2025 (36 meses)
*Valor do financiamento: R$ 39.600,00

2. Chamada CNPq/MCTI Nº 10/2023 – Faixa B – Grupos Consolidados – Universal 2023
*Título do projeto: BÚSSOLA CULTURAL E CONHECIMENTO NORMATIVO: NAVEGANDO NO COMBATE À CORRUPÇÃO
*Coordenador: Leonardo Flach (UFSC)
*Alunos: 1 (graduação), 1 (mestrado), 4 (doutorado)
*Período de financiamento: 23/11/2023 a 22/11/2026
*Valor do financiamento: R$ 95.000,00

3. Chamada CNPq/SESCOOP Nº 11/2022 – Linha 4 – Desenvolvimento organizacional e promoção da prática cooperativista
*Título do projeto: EFEITOS DAS CARACTERÍSTICAS DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO E PRÁTICAS DE GOVERNANÇA NO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL DAS COOPERATIVAS DE CRÉDITO BRASILEIRAS E NORTE-AMERICANAS
*Coordenador: Leonardo Flach (UFSC)
*Alunos: 3 (graduação), 6 (mestrado), 4 (doutorado)
*Período de financiamento: 29/08/2022 a 28/08/2024

4. Edital CNPq Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 18/2021 – Universal
*Título do projeto: WHISTLEBLOWER BEHAVIOR: UM ESTUDO SOB A LENTE DA TEORIA DA BUSCA RACIONAL DOS OBJETIVOS
*Resumo: As pesquisas sobre o comportamento Whistleblower buscam entender as relações e influências das variáveis comportamentais na decisão e comportamento dos funcionários e colaboradores em reportar fatos ilícitos ou suspeitos, suportados por teorias científicas (Curtois & Gendron, 2021; Brody & Gupta, 2021). Esta pesquisa tem por objetivo identificar os fatores comportamentais relacionados às metas e objetivos do indivíduo que explicam o comportamento whistleblower e a omissão da denúncia. A pesquisa se desenvolverá a partir de uma primeira etapa qualitativa (entrevistas, análise de conteúdo e rodada de consenso), e a segunda quantitativa (com aplicação de survey e modelagem de equações estruturais).
*Coordenador: Leonardo Flach (UFSC)
*Alunos: 2 (graduação), 3 (mestrado), 4 (doutorado)
*Período de financiamento: 03/2022 a 02/2024
*Valor do financiamento: R$ 40.500,00

5. Edital FAPESC Chamada Pública nº 12/2020 – Programa de Pesquisa Universal
*Título do projeto: IMPACTO DO COOPERATIVISMO DE CRÉDITO NO DESENVOLVIMENTO LOCAL DOS MUNICÍPIOS CATARINENSES
*Coordenador: Leonardo Flach (UFSC)
*Alunos: 3 (graduação), 6 (mestrado), 4 (doutorado)
*Período de financiamento: 07/04/2021 a 06/04/2023
*Valor do financiamento: R$ 80.000,00

6. Chamada CNPq/SESCOOP Nº 007/2018 – Linha 3 – Governança cooperativa
*Título do projeto: O COMPORTAMENTO WHISTLEBLOWER NAS COOPERATIVAS DE CRÉDITO
*Resumo: No contexto da relevância das cooperativas de crédito para o mercado financeiro nacional e no cenário de expansão e combate à criminalidade financeira, torna-se relevante a participação proativa das instituições financeiras cooperativas na prevenção e combate à lavagem de dinheiro. O projeto apresenta como objetivo geral analisar o comportamento whistleblower dos profissionais das cooperativas de crédito para a efetivação das comunicações de operações suspeitas de lavagem de dinheiro.
*Coordenador: Leonardo Flach (UFSC)
*Alunos: 0 (graduação), 0 (mestrado), 1 (doutorado)
*Período de financiamento: 08/09/2018 a 07/09/2021

7. Edital MCTI/CNPQ/Universal 14/2014
*Título do projeto: EFICIÊNCIA DO FINANCIAMENTO DOS ESTADOS BRASILEIROS EM ENSINO E APRENDIZAGEM: UM ESTUDO COM ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS
*Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo avaliar o grau de eficiência alcançado pelos estados brasileiros na alocação de recursos públicos para a educação entre os anos de 2001 e 2011. Para tal, visa-se realizar um levantamento dos dados sobre recursos e resultados e compará-los em modelos de avaliação com a utilização do método de Análise Envoltória de Dados (DEA). O conceito de recursos parte de valores orçamentários gastos em educação em proporção à população e ao número de alunos e também do PIB per capita como forma de balancear as disparidades econômicas existentes. O conceito de resultados baseia-se em avaliações de ensino realizadas por órgãos competentes para tal. A utilização de diferentes modelos e de segmentos de tempo distintos pode permitir o alcance de resultados mais concisos.
*Coordenador: Leonardo Flach
*Alunos: 0 (graduação), 1 (mestrado), 0 (doutorado)
*Período de financiamento: 2014 a 2017
*Valor do financiamento: R$ 15.300,00

8. Edital 03/2016 MEC/PROEXT
*Título do projeto: PLANILHA DE CUSTOS PARA O ABRIGO LAR SÃO VICENTE DE PAULO
*Resumo: O Abrigo Lar São Vicente de Paulo atende crianças de zero a seis anos de idade por determinação do Conselho Tutelar, Juizado da Infância e Juventude e decisão judicial em função de desagregação familiar. São crianças em situações de vulnerabilidade, sendo o acolhimento no abrigo uma medida de proteção excepcional até a adoção ou retorno à família de origem. As crianças têm atendimento 24 horas por dia e recebem cinco alimentações diárias. Recebem cuidados e tratamento especial com equipe profissional multidisciplinar de assistência psicossocial, médica, familiar que se estende a todos os cuidados da infância. O Abrigo Lar São Vicente de Paulo é uma organização social sem fins lucrativos e parte de suas receitas financeiras é oriunda de recursos públicos. Determinar os custos da assistência e do acolhimento integral, bem como prestar contas dos recursos utilizados para a execução das atividades, dos produtos e dos serviços desenvolvidos pelo Abrigo, é a finalidade dessa atividade de extensão que envolve alunos do curso de Ciências Contábeis. O objetivo consiste em elaborar uma Planilha de Custos econômico-financeiros para identificar e caracterizar o custo do acolhimento integral das crianças atendidas pelo Abrigo.
*Coordenador: Marcos Laffin
*Pesquisador: Altair Borgert
*Alunos: 1 (graduação), 0 (mestrado), 0 (doutorado)
*Período de financiamento: abril 2017 a dezembro 2017
*Valor do financiamento: R$ 48.600,00