Núcleo de Pesquisas em Governança nas Organizações – NPGO

Link: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/26941

Líderes:

Descrição:
Tem por objetivo fomentar a pesquisa, ensino, treinamento e desenvolvimento da Governança nas Organizações, associando os conceitos de contabilidade, de controladoria e auditoria, de administração financeira, de sistemas de informação e de governança corporativa, difundindo o conhecimento técnico e científico.

Projetos Financiados:

1. Termo de Cooperação – Ministério da Saúde
*Título do projeto: APRIMORAMENTO DA ARTICULAÇÃO INTERFEDERATIVA E DA GESTÃO COMPARTILHADA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE – SUS
*Resumo: O projeto visa desenvolver metodologias e proposição de ações para o apoio institucional na implantação, implementação, monitoramento e avaliação das políticas de saúde no contexto federativo do país, no intuito de representar o Ministério da Saúde nos estados, na integração dos entes, no fortalecimento da gestão e na implementação das políticas públicas governamentais de saúde. Objetivo geral: aprimoramento da articulação interfederativa e da gestão compartilhada do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do desenvolvimento de metodologias e propostas de ações para o apoio institucional atuar na implantação, implementação, monitoramento e avaliação das políticas de saúde no contexto federativo do País. Objetivos específicos: (i) Desenvolvimento da capacidade institucional dos Núcleos Estaduais do Ministério da Saúde (NEMS) para atuar no fortalecimento da articulação interfederativa em benefício da organização do Sistema; (ii) Desenvolvimento de metodologias para subsidiar a implementação de instrumentos e métodos para fortalecer as relações interfederativas e a gestão estratégica e participativa nas três esferas de governo; e (iii) Elaboração de metodologia de monitoramento e avaliação da gestão compartilhada no SUS e seus instrumentos de gestão. Metas: 1) Desenvolvimento da capacidade institucional dos Núcleos Estaduais do Ministério da Saúde (NEMS) para atuar no fortalecimento da articulação interfederativa em benefício da organização do Sistema; 2) Desenvolvimento de metodologias para subsidiar a implementação de instrumentos e métodos para fortalecer as relações interfederativas e a gestão estratégica e participativa nas três esferas de governo; e 3) Elaboração de metodologia de monitoramento e avaliação da gestão compartilhada no SUS e seus instrumentos de gestão.
*Coordenador: Erves Ducatti
*Pesquisadores: Altair Borgert; Carlos Eduardo Facin Lavarda; Denize Demarche Minatti Ferreira; Ernesto Fernando Rodrigues Vicente; Fabrícia Silva da Rosa; José Alonso Borba; Luiz Alberton; Luiz Felipe Ferreira; Rogério João Lunkes
*Alunos: 0 (graduação), 0 (mestrado), 0 (doutorado)
*Período de financiamento: 2017 a 2019
*Valor do financiamento: R$ 52.436.363,00

2. Contratação direta – Prefeitura Municipal de Campos Novos, SC
*Título do projeto: Projeto de extensão
*Resumo: Controle orçamentário/financeiro, controles internos e folha de pagamento da Prefeitura de Campos Novos, SC.
*Pesquisadores: Luiz Alberton
*Alunos: 0 (graduação), 0 (mestrado), 0 (doutorado)
*Período de financiamento: 2017 a 2018
*Valor do financiamento: R$ 282.000,00

3. Termo de Cooperação – Ministério da Saúde
*Título do projeto: PROGRAMA DE GESTÃO E MANUTENÇÃO DO MS/ADMINISTRAÇÃO DA SAA
*Resumo: Desenvolvimento de metodologia para a melhoria da gestão contábil, orçamentária e financeira e definição de método para a atualização do regimento interno do Ministério da Saúde.
*Coordenador: Ernesto Fernando Rodrigues Vicente
*Pesquisadores: Altair Borgert; Darci Schnorrenberger; Denize Demarche Minatti Ferreira; Fabrícia Silva da Rosa; José Alonso Borba; Luiz Alberton; Luiz Felipe Ferreira; Rogério João Lunkes; Suliani Rover.
*Alunos: 1 (graduação), 1 (mestrado), 0 (doutorado)
*Período de financiamento: 2015 a 2018
*Valor do financiamento: R$ 21.380.000,00

4. Termo de Cooperação – Ministério da Saúde
*Título do projeto: INOVAÇÃO DA GOVERNANÇA TECNOLÓGICA DA SALA DE APOIO À GESTÃO ESTRATÉGICA (SAGE)
*Resumo: Reformulação da SAGE (Sala de Apoio à Gestão Estratégica) do SUS (Sistema Único de Saúde) adequando-a à ótica da governança em tecnologia, com reestruturação de processos, banco de dados, interação com as diferentes camadas de informações.
*Coordenador: Ernesto Fernando Rodrigues Vicente
*Pesquisadores: Denize Demarche Minatti Ferreira; José Alonso Borba; Luiz Felipe Ferreira; Luiz Alberton; Rogerio João Lunkes
*Alunos: 6 (graduação), 7 (mestrado), 0 (doutorado)
*Período de financiamento: 2013 a 2015