Núcleo de Pesquisas em Gestão e Avaliação de Desempenho Organizacional

Link: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/616946

Líderes:

     

Descrição:
Apoio à decisão. Avaliação de desempenho. Ensino da pesquisa em avaliação de desempenho.

Projetos Financiados:

1. Bolsa de Produtividade em Pesquisa (PQ) Nível 1D – Sandra Rolim Ensslin Chamada MCTI/CNPq/MEC/CAPES nº 12/2017. Bolsa de Produtividade em Pesquisa PQ – 2017.
*Título do projeto: AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO SOB A PERSPECTIVA DA GESTÃO ORGANIZACIONAL: INVESTIGAÇÕES TEÓRICAS E EMPÍRICAS
*Resumo: Este projeto de pesquisa tem por objetivo caracterizar como evoluiu o quadro das pesquisas na área de Avaliação de Desempenho (AD) no contexto da gestão organizacional e cotejar o aporte teórico construído com as aplicações práticas e com a necessidade e sua utilidade para as organizações por meio da percepção dos gestores organizacionais. A evolução desse quadro ocorrerá em termos da investigação e análise (i) da concepção e evolução histórica da Avaliação de Desempenho; (ii) dos elementos essenciais e suficientes em uma definição de AD; (iii) dos Sistemas de Avaliação de Desempenho e seu ciclo de vida; (iv) do(s) elemento(s) identificado(s) como central/centrais em AD nos Sistemas de AD; (v) das teorias e paradigmas que deram suporte ou foram suportadas na AD de estudos organizacionais; (vi) do alinhamento entre a literatura teórica e a empírica; e (vii) da percepção de gestores organizacionais quanto à utilidade e às necessidades com que as investigações poderiam contribuir para auxiliar nas demandas reais advindas do contexto organizacional. (viii) propor um conjunto de indicadores.
*Coordenadora: Sandra Rolim Ensslin
*Período de financiamento: 01/03/2018 a 28/02/2022
*Valor do financiamento: R$ 105.600,00

2.Chamada MCTIC/CNPq Nº 28/2018 – Faixa C – De R$ 0,00 a R$ 120.000,00
*Título do projeto: SISTEMAS DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO ORGANIZACIONAL (SAD): INVESTIGAÇÃO SOBRE O ESTÁGIO DO CICLO DE VIDA
*Resumo: A área de AD passou por fases evolutivas a fim de responder proativamente aos desafios organizacionais demandados, interna e externamente, que modificaram a forma como era vista a necessidade informacional das organizações, especialmente para fins de gestão. Tal emergência promoveu o surgimento e uso dos Sistemas de Avaliação de Desempenho (SADs). O desenvolvimento dos estudos sobre os SADs recebeu forte atenção no início da década de 1990, com o surgimento de ferramentas e metodologias para tomada e apoio à decisão. Em um processo evolutivo, um dos fatores estudados para o desenvolvimento dos SADs tem relação com o Ciclo de Vida desses Sistemas, no qual são identificados estágios em que os Sistemas evoluem e deveriam permanecer alinhados aos interesses de seus usuários nas organizações. Para isso, defende-se a necessidade de geração de conhecimento/aprendizagem entre os colaboradores e gestores e o alto escalão (pessoas) da organização. Assim, o objetivo desta pesquisa consiste em proceder a uma análise dos Sistemas de Avaliação de Desempenho quanto ao estágio do Ciclo de Vida e sua relação com o conhecimento/aprendizagem das pessoas da organização.
*Coordenadora: Sandra Rolim Ensslin (UFSC)
*Pesquisadores: Leonardo Ensslin (Unisul); Ademar Dutra (Unisul); André Longaray (FURG); Sandro César Bortoluzzi (UTFPR).
*Alunos: 0 (graduação), 0 (mestrado), 0 (doutorado)
*Período de financiamento: 18/02/2019 a 17/02/2022
*Valor do financiamento: R$ 51.000,00

3. Bolsa de Produtividade em Pesquisa (PQ) Nível 2 – Sandra Rolim Ensslin
*Título do projeto: INDICADORES PARA SUBSIDIAR O RANQUEAMENTO E O APOIO À GESTÃO DE UNIVERSIDADES BRASILEIRAS
*Resumo: O projeto de pesquisa tem como objetivo central estruturar um conjunto de indicadores como subsídio para o ranqueamento e apoio à gestão de universidades brasileiras. Como objetivos específicos destacam-se: (i) proceder o mapeamento das publicações científicas nacionais e internacionais a cerca do tema ?indicadores e rankings de universidades?, por meio do instrumento Proknow-C; (ii) analisar os indicadores de desempenho utilizados pelos principais rankings internacionais de avaliação de universidades e cotejar com os indicadores presentes na literatura científica; (iii) investigar junto aos gestores de planejamento de universidades brasileiras, suas percepções quanto a importância e aplicabilidade dos indicadores analisados; e, (iv) propor um conjunto de indicadores.
*Coordenadora: Sandra Rolim Ensslin
*Período de financiamento: 2015 a 2018
*Valor do financiamento: R$ 39.600,00

4. Edital MCTI/CNPQ/Universal 14/2014
*Título do projeto: INDICADORES DE GESTÃO UNIVERSITÁRIA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DO DESEMPENHO DE UNIVERSIDADES BRASILEIRAS E ESPANHOLAS
*Resumo: O aumento da concorrência tanto nos setores públicos quanto privados deu origem a um crescente interesse pela prática de sistemas de avaliação de desempenho como instrumentos de apoio à gestão. Instituições acadêmicas também reconheceram a necessidade de implementação desses sistemas esperando que os mesmos ofereçam feedback aos gestores para que suas ações estejam diretamente relacionadas ao alcance dos objetivos estratégicos e ao aperfeiçoamento do desempenho institucional. O cerne desses sistemas são os indicadores de desempenho (AZMA, 2010; CHEN, WANG, YANG, 2009). Neste contexto, o presente projeto de pesquisa tem como objetivo proceder uma análise comparativa do desempenho de universidades brasileiras e de universidades espanholas. Como objetivos específicos destacam-se (i) investigar com os gestores / dirigentes das instituições de ensino superior (IES) do Brasil e da Espanha suas percepções quanto ao ?Uso de indicadores para a avaliação das IES?;(ii) identificar na literatura um conjunto de indicadores e investigar com os gestores / dirigentes das instituições de ensino superior (IES) sua percepção quanto à sua importância; (iii) cotejar os indicadores propostos pelos gestores de universidades brasileiras e de universidades espanholas; e, (iv) construir um modelo multicritério de avaliação, a partir dos indicadores informados frente à realidade de universidades brasileiras e espanholas, identificando a performance individual, global, bem como estratégias de melhorias. Para alcançar os objetivos desta pesquisa o ProKnow-C (Knowledge Development Process-Constructivist) e a metodologia Multicritério de Apoio à Decisão Construtivista (MCDA/C) foram selecionados como instrumentos de intervenção. Como metas destacam-se: (i) identificar os indicadores de desempenho das Universidades investigadas; (ii) realizar estudos comparativos dos indicadores de cada universidade, uma vez que cada uma possui objetivos estratégicos diferentes; (iii) realizar estudos comparativos dos desempenho das universidade brasileiras e espanholas, identificando ações de melhoria para cada contexto; (iv) construir um modelos de avaliação para apoiar a gestão das universidades brasileiras e das universidades espanholas, e, (v) publicar artigos científicos para disseminar os resultados dos contextos investigados.
*Coordenadora: Sandra Rolim Ensslin
*Pesquisadores: Ademar Dutra; Leonardo Ensslin; Vicente Mateo Ripoll-Feliu; Emma Teresa Castelló Taliani.
*Alunos: 0 (graduação), 4 (mestrado), 1 (doutorado)
*Período de financiamento: 2014 a 2017
*Valor do financiamento: R$ 29.000,00