Gestão Pública e Avaliação de Desempenho

Líderes: Profa. Dra. Sandra Rolim Ensslin
Prof. Dr. Sergio Murilo Petri

Apoio à decisão. Avaliação de desempenho. Ensino da pesquisa em avaliação de desempenho.

1. Bolsa de Produtividade em Pesquisa (PQ) Nível 2 – Sandra Rolim Ensslin
*Título do projeto: INDICADORES PARA SUBSIDIAR O RANQUEAMENTO E O APOIO À GESTÃO DE UNIVERSIDADES BRASILEIRAS
*Resumo: O projeto de pesquisa tem como objetivo central estruturar um conjunto de indicadores como subsídio para o ranqueamento e apoio à gestão de universidades brasileiras. Como objetivos específicos destacam-se: (i) proceder o mapeamento das publicações científicas nacionais e internacionais a cerca do tema ?indicadores e rankings de universidades?, por meio do instrumento Proknow-C; (ii) analisar os indicadores de desempenho utilizados pelos principais rankings internacionais de avaliação de universidades e cotejar com os indicadores presentes na literatura científica; (iii) investigar junto aos gestores de planejamento de universidades brasileiras, suas percepções quanto a importância e aplicabilidade dos indicadores analisados; e, (iv) propor um conjunto de indicadores.
*Coordenadora: Sandra Rolim Ensslin
*Período de financiamento: 2015 a 2018

2. Edital MCTI/CNPQ/Universal 14/2014
*Título do projeto: INDICADORES DE GESTÃO UNIVERSITÁRIA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DO DESEMPENHO DE UNIVERSIDADES BRASILEIRAS E ESPANHOLAS
*Resumo: O aumento da concorrência tanto nos setores públicos quanto privados deu origem a um crescente interesse pela prática de sistemas de avaliação de desempenho como instrumentos de apoio à gestão. Instituições acadêmicas também reconheceram a necessidade de implementação desses sistemas esperando que os mesmos ofereçam feedback aos gestores para que suas ações estejam diretamente relacionadas ao alcance dos objetivos estratégicos e ao aperfeiçoamento do desempenho institucional. O cerne desses sistemas são os indicadores de desempenho (AZMA, 2010; CHEN, WANG, YANG, 2009). Neste contexto, o presente projeto de pesquisa tem como objetivo proceder uma análise comparativa do desempenho de universidades brasileiras e de universidades espanholas. Como objetivos específicos destacam-se (i) investigar com os gestores / dirigentes das instituições de ensino superior (IES) do Brasil e da Espanha suas percepções quanto ao ?Uso de indicadores para a avaliação das IES?;(ii) identificar na literatura um conjunto de indicadores e investigar com os gestores / dirigentes das instituições de ensino superior (IES) sua percepção quanto à sua importância; (iii) cotejar os indicadores propostos pelos gestores de universidades brasileiras e de universidades espanholas; e, (iv) construir um modelo multicritério de avaliação, a partir dos indicadores informados frente à realidade de universidades brasileiras e espanholas, identificando a performance individual, global, bem como estratégias de melhorias. Para alcançar os objetivos desta pesquisa o ProKnow-C (Knowledge Development Process-Constructivist) e a metodologia Multicritério de Apoio à Decisão Construtivista (MCDA/C) foram selecionados como instrumentos de intervenção. Como metas destacam-se: (i) identificar os indicadores de desempenho das Universidades investigadas; (ii) realizar estudos comparativos dos indicadores de cada universidade, uma vez que cada uma possui objetivos estratégicos diferentes; (iii) realizar estudos comparativos dos desempenho das universidade brasileiras e espanholas, identificando ações de melhoria para cada contexto; (iv) construir um modelos de avaliação para apoiar a gestão das universidades brasileiras e das universidades espanholas, e, (v) publicar artigos científicos para disseminar os resultados dos contextos investigados.
*Coordenadora: Sandra Rolim Ensslin
*Pesquisadores: Ademar Dutra; Leonardo Ensslin; Vicente Mateo Ripoll-Feliu; Emma Teresa Castelló Taliani.