Dúvidas Frequentes

É um curso de pós-graduação ou mestrado?

Os cursos de pós-graduação compreendem os Cursos de Especialização (ou pós-graduação latu sensu) e os programas de Pós-Graduação Stricto sensu – Mestrado (Acadêmico e Profissional) e Doutorado.
O curso oferecido pela Universidade Federal de Santa Catarina é de pós-graduação Stricto sensu em nível mestrado e doutorado.

O curso é pago ou gratuito?
O curso de mestrado e doutorado em Contabilidade é gratuito.

Quais as datas que acontecem a abertura das inscrições para o mestrado?
Não há uma data definida para o acontecimento das inscrições, mas geralmente elas acontecem entre agosto e novembro. O interessado deve acompanhar as notícias sobre o mestrado pelo site www.ppgc.ufsc.br.

Quais são os documentos exigidos para inscrição ao processo seletivo?

Verificar documentos no edital de seleção de interesse (Mestrado/ Doutorado).

Somente graduados em Ciências Contábeis podem se inscrever no curso de mestrado?
Não. O Curso de Mestrado em Contabilidade aceita inscrições de candidatos portadores de diploma de graduação em nível superior de qualquer área de conhecimento, obtido em cursos de duração plena, outorgados por Instituição de Ensino Superior e reconhecidos pelo Conselho Nacional de Educação.

É necessário realizar o teste Anpad?
Obrigatoriamente.

Quanto ao teste Anpad, qual a pontuação mínima exigida para ingresso?
Verificar a pontuação atual exigida conforme o edital de seleção vigente (Mestrado/Doutorado).

Quais são os períodos de ingresso?
O ingresso é anual. O processo seletivo ocorre no segundo semestre do ano. Normalmente, o primeiro trimestre de aula tem início no mês de março. O calendário do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da UFSC tem como parâmetro o estipulado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação.

Quais são as Áreas de Concentração?
Controladoria e Governança

Quais são as linhas de pesquisa?
Controle de Gestão e Avaliação de Desempenho; e Contabilidade Financeira e Pesquisa em Contabilidade.

Qual é a duração do curso?
O curso de mestrado tem duração de 24 meses e o doutorado 48 meses.

Qual o título daquele que defender a dissertação ou tese?
Mestre em Contabilidade para dissertação e Doutor em Contabilidade para tese.

Quantas vagas serão oferecidas por ano?
Não há um número de vagas definidas. A cada ano é elaborado um edital diferente que determina o número de vagas.

Quando serão os dias de aula e onde ocorrerão?
As aulas serão ministradas de segunda a quinta-feira nos períodos matutino, vespertino ou noturno. Ocorrerão na Universidade Federal de Santa Catarina, no prédio de pós-graduação dos cursos do CSE – Centro Sócio-Econômico.

A estrutura curricular do curso de mestrado e doutorado em contabilidade da UFSC permite que o estudante prossiga com suas atividades, por exemplo, a docência? Ou a dedicação terá que ser exclusiva?
Embora desejável, a dedicação exclusiva não é obrigatória. A estrutura curricular e o planejamento do calendário de atividades do mestrado em contabilidade da UFSC permitem ao mestrando a possibilidade de conciliar os estudos e o desempenho de outras atividades, desde que o aproveitamento acadêmico seja compatível com o estabelecido no Regulamento da Pós-Graduação da UFSC e no regimento do PPGC – Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da UFSC.

Quais são as chances de conseguir uma bolsa?
A aprovação no processo de seleção não garante acesso automático à bolsa, pois, além de depender da disponibilidade de bolsas concedidas pela instituição responsável, os alunos devem atender aos requisitos por elas estabelecidos e aos critérios de desempenho acadêmico definidos pela Comissão de Bolsas.

É permitido o ingresso de alunos estrangeiros no PPGC ?

Sim. Existe um processo seletivo próprio para alunos estrangeiros. O contato para informações deve ser feito pelo e-mail:  ppgc@contato.ufsc.br