Convênios e acordos de cooperação

O Programa participa de intercâmbios institucionais em que há envolvimento de seus docentes em grupos de pesquisa interinstitucionais e em programas e projetos de naturezas diversas. Vale mencionar:

* Termo de Convênio celebrado entre os Programas de Pós-graduação em Contabilidade da UFSC e FURB, período de 2016-2020, com participação de docentes no quadro permanente, colaboradores ou visitantes, para o desenvolvimento de atividades de ensino e pesquisa;
* Participação de docentes no Equipo Valenciano de Investigación en Contabilidad de Gestión (IMACC-EV) da Universidad de Valencia – Espanha;
* Vinda de professores de outros países para estagio na pós-graduação, como o Prof. Dr. Ernesto López Valeiras da Universidad de Vigo e Profa. Dra. Emma Castelló Taliani da Universidad de Alcalá
* Vinda de professores de outros países para palestras, seminários e atividades de pesquisa, como de Eduardo Schiell – HEC (Canada), Carlos Melo de Souza – Seatthe University (USA), Miklos Vasarhelyi – Rutgers University (USA);
* Realização de diversos e numerosos seminários no âmbito do Programa, com palestrantes vindos de outras instituições.

O Programa interage ainda com:
* Associação Nacional de Pós-Graduação em Contabilidade (ANPCONT), com participação na Diretoria;
* Conselho Regional de Contabilidade, com participação no Conselho Deliberativo;

Assim, cuidou-se no Programa de:
* manter uma rotina de seminários ministrados por docentes e pesquisadores de outras instituições de ensino superior, do Brasil ou do Exterior;
* viabilizar com regularidade a ida de professores para outros países visando fazer pós-doutorado ou realizar estagio sênior;
* manter e fortalecer a prática de convidar membros externos a UFSC para bancas de qualificação e defesa de dissertações e teses.

No âmbito dos intercâmbios institucionais há também o envolvimento dos discentes do PPGC para a realização de um período sanduíche no exterior, inclusive com algumas ocorrências já em andamento:

Lucas Maragno
Período: 01/09/2018 a 31/08/2019
Tipo de Bolsa: PDSE – Edital nº 47/2017 – Seleção 2018, Programa: 194 – Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (linhadireta.capes.gov.br)
Valor total: US$ 17.980,00
Instituição de realização do sanduíche: Utah State University
Supervisor no Exterior: Christopher Skousen (https://huntsman.usu.edu/directory/skousen-chris)
Orientador no Brasil: Dr. José Alonso Borba
Plano de Trabalho no período sanduíche:
* Participação em Brown Bag Meetings (todos professores da Utah State University):
Lynn Rees – The Impact of Institutional Ownership on Management Myopia
Larry Walther – Framework based on Duration to resolution and level of interactivity (substance vs form)
Devon Erickson e Rachel Martin – Manager pay to performance on earnings management and compensation preferences
Jayson Talakai – The Cyclical Nature of Earnings Management
* Participação em Workshops com professores de outras universidades:
Jeremy Bentley (University of Massachusetts at Amherst) – Experimento
Herita Akamah (University of Nebraska–Lincoln)
Kara Obermire (Oregon State University)
Bryan Stewart (Brigham Young University) – Experimento
*O professor Gregory Madden permitiu assistir as aulas, como ouvinte, da disciplina Experimental analysis of human behavior, do Programa de Doutorado em Psicologia.
* Quanto a pesquisa para a tese, o experimento será realizado nos EUA, devido a disponibilidade de recursos da Utah State University e pelo Institutional Review Board (Comitê de Ética) aceitar que os participantes sejam remunerados de forma variável.

Cleber Broietti
Período: 02/01/2019 a 02/04/2019.
Instituição de realização do sanduíche: Universidade de Aveiro, Portugal.
Supervisora no Exterior: Dra. Graça Maria do Carmo Azevedo.
Orientadora no Brasil: Dra. Suliani Rover
Plano de Trabalho: Trabalhar no instrumento de pesquisa da tese para a realização do experimento, com pré-teste em Portugal e aplicação quando do seu retorno ao Brasil.

Fernanda Kreuzberg
Período: 10/02/2019 a 31/05/2019.
Instituição de realização do sanduíche: Universidad Pablo de Olavide, Sevilha, Espanha.
Supervisor no Exterior: Dr. David Naranjo Gil.
Orientador no Brasil: Dr. Ernesto Fernando Rodrigues Vicente
Plano de Trabalho: Discussão e aprofundamento da parte metodológica da tese, utilização da base de dados da Universidad Pablo de Olavide e discussão do projeto de tese em seminários.