Acompanhamento de Egressos

O PPGC faz uma pesquisa ao final de cada ano para fins de acompanhamento dos seus egressos, com o intuito de avaliar o cumprimento dos objetivos do Programa. O levantamento realizado no final de 2019 evidenciou o cenário descrito na sequência.

Dos 187 mestres formados pelo PPGC, 40 (21,4%) cursaram Doutorado (24 na UFSC, 9 na USP, 3 na FURB, 1 na UnB, 1 na UFPB, e 1 na Universidade de Valência) e 30 (16,0%) estão cursando Doutorado (22 na UFSC, 4 na UFPR, 1 na USP, 1 na UnB, 1 na UNISUL e 1 na UFU), em cursos de Ciências Contábeis, Administração, Engenharia de Produção e outros. Dos 24 egressos que cursaram Doutorado na UFSC, 10 o fizeram no PPGC, e dos 22 mestres egressos que estão cursando Doutorado na UFSC, 20 são alunos do Doutorado do PPGC em 31/12/2019.

Dos 17 doutores formados pelo PPGC, 14 (82,4%) são docentes efetivos de universidades públicas, sendo 8 de universidades federais e 3 de universidades estaduais. Destes, 4 atuam na UFSC (Fernando Richartz, Alcindo Cipriano Argolo Mendes, Viviane Theiss e Luiza Santangelo Reis), 1 na UFPR (Edicreia Andrade dos Santos), 1 na UTFPR (Sandra Mara Iesbik Valmorbida), 1 na UFSM (Cristiano Sausen Soares), 1 na UFMS (Marcielle Anzilago), 1 na UDESC (Vanderlei dos Santos), 1 na UNIOESTE (Vinicius Abílio Martins) e 1 na UNESPAR (Raphael Vinicius Weigert Camargo); 1 egresso atua em universidade comunitária, na Unochapecó (Silvana Dalmutt Kruger), e 2 em universidades particulares, sendo 1 na CESUSC (João Teles) e 1 na Positivo (Lucas Martins Dias Maragno). Outros doutores egressos do Programa atuam em organizações de economia mista e privadas.

Dos egressos do Mestrado que cursaram Doutorado noutros cursos ou universidades, ou que não cursaram doutorado, há 24 atuando como docentes efetivos de universidades públicas, sendo 5 na UFSC (Marcelo Haendchen Dutra, Suliani Rover, Alex Mussoi Ribeiro, Cleyton de Oliveira Ritta e Maíra Melo de Souza), 1 na UFFS (Charles Albino Schultz), 2 na UFES (Donizete Reina, Diane Rossi Maximiano Reina), 1 na UFPR (Tatiane de Oliveira Marques), 1 na UFPB (Christiano Coelho), 1 na UFGD (Elise Soeger Zaro), 3 na UFRRJ (Laura Letsch Soares, Rodolfo Rocha dos Santos, Mariana Campagnoni), 1 na UTFPR (Sandro César Bortoluzzi), 5 na UDESC (Kamille Simas Ebsen, Vera Brotti, Sérgio Marian, Valkyrie Vieira Fabre e Diego Rafael Stupp), 1 na USP (Fernando Dal Ri Murcia), 2 na UEM (Deisy Cristina Corrêa Igarashi e Marco Antônio Bisca Miguel) e 1 na UNICENTRO (Ricardo Suave).

Também há 24 egressos do PPGC atuando como docentes, em tempo integral, em universidades ou faculdades privadas ou confessionais de diversos estados, sendo 1 na FURB, 1 na UNOCHAPECÓ, 1 na UNESC, 2 na UNISUL, 1 na UNIVILLE, 2 na UNIVALI, 1 na UNIDAVI, 1 na FATENP/UNIGRANRIO, 3 na UNESÁ, 3 na USJ, 2 na Positivo, 3 na Borges de Mendonça, 1 na FMF/IESA, 1 na FUCAP e 1 na FASATC.

Assim, no total há 62 egressos do PPGC da UFSC atuando como docentes, em tempo integral, em instituições de ensino superior em todas as regiões do estado de Santa Catarina e em diversos outros estados do Brasil.

Outros 33 egressos do PPGC atuam em organizações privadas, de economia mista ou públicas, e em tempo parcial atuam como docentes em instituições de ensino superior

Os demais egressos ocupam cargos técnicos ou de gestão em organizações públicas, de economia mista ou privadas, como Celesc, Tractebel Energia, CEF, Banco do Brasil, Banco de Brasília, CONAB, Secretaria do Tesouro Nacional, ESAF, TCE/SC, TRT/SC, MP/SC, SEF/SC, BASFL, UFSC, IFSC, IFC, IFPR, UFGD, Intelbras, Engie, Sicoob Central, FIESC, Postalis, CASAN, Polícia Federal, CRC, BRDE, contadoria de estados e prefeituras, e outras organizações na área contábil, de auditoria, consultoria e afins.

O egresso Leonardo Silveira do Nascimento é membro do International Public Sector Accounting Standards Board (IPSASB/IFAC), no período de 2014 a 2019, responsável pela discussão e emissão das Normas Internacionais de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público. É o único membro da América Latina e o único membro brasileiro do Board dentre os 18 membros.