Bolsa de Doutorado Sanduíche Erasmus Mundos LINDO

21/10/2014 10:01

Programa Erasmus Mundus LINDO (Latin America International Network for the Development of Opportunities) é um consórcio Erasmus Mundus que compreende 20 universidades: 7 universidades europeias e 13 latino americanas, das quais 3 são brasileiras. O projeto, coordenado pela Universidade de Valladolid (Espanha), oferece bolsas para mobilidades de graduação e de técnicos-administrativos, e para doutorado nas seguintes universidades europeias:

• Universidade de Valladolid (Uva), Espanha
  • Universidade Politécnica de Valencia (UPV), Espanha
  • Universidade de Bologna (UNIBO), Itália
  • Universidade de Groningen (RUG), Holanda
  • Universidade de Gent (Ugent), Bélgica
  • Universidade de Porto (UP), Portugal
  • Universidade de Uppsala (UU), Suécia

O programa tem como foco principal a solidariedade internacional e o compromisso social. Portanto, espera-se que os futuros bolsistas estejam imbuídos deste espírito e que sejam “embaixadores” de seus países na promoção da amizade entre os povos. Além de seguro saúde internacional e passagens aéreas de ida e volta, os beneficiários receberão bolsa mensal que varia entre 1000 e 2500 euros, de acordo com o nível da mobilidade.

Todo o procedimento de candidatura deve ser realizado no site do programa até o dia 15 de dezembro de 2014.

Resultados: Final de janeiro de 2015
Começo da mobilidade: Março de 2015
O candidato deve verificar (no site do programa):

• a qual grupo pertence (leia as definições dos Target Groups);
  • os critérios de elegibilidade na categoria escolhida;
  • a documentação exigida;
  • o idioma exigido para a sua candidatura;
  • o idioma exigido pela instituição de destino.

Após submeter a sua candidatura, em caso de erros, o candidato não conseguirá mais alterar os dados enviados, somente criando um novo usuário. Será considerada a última inscrição do candidato.

Normas específicas da UFSC:

Alunos da UFSC poderão concorrer às categorias:

• Doutorado Sanduíche (duração de 6 a 10 meses): todos os Target Groups.
  • Pós- Doutorado (duração de 6 meses): só Target Group 2 e Target Group 3.
  • Todo candidato deve ter nacionalidade brasileira.
  • Os candidatos à categoria Doutorado Sanduíche deverão estar regularmente matriculados em Doutorado na UFSC.
  • Os candidatos à categoria Pós-Doutorado devem ter concluído o seu Doutorado na UFSC entre 1/1/2013 e 31/10/2014. Tal conclusão deve ser comprovada pelo Diploma de Doutor ou por uma declaração emitida pelo coordenador do Programa de Pós-Graduação atestando que todos os requisitos para a obtenção do título de Doutor foram concluídos no período acima estipulado.

No item do formulário “Identification of the entity/person supporting your application at your home institution” usar:

• Name of the responsible person: André de Àvila Ramos
  • Position of the responsible person: UFSC Program Coordinator
  • Email of the responsible person: munduslindo@contato.ufsc.br

Todos os requisitos deverão estar cumpridos no momento da inscrição.

Contato na UFSC ( SINTER): munduslindo@contato.ufsc.br